Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Papa Francisco cria comissão de proteção de menores

Vaticano pretende dar apoio pastoral às crianças vítimas de abusos sexuais.
5 de Dezembro de 2013 às 14:44
Papa
Papa FOTO: Getty Images

O Papa Francisco aprovou esta quinta-feira a criação de uma comissão de proteção de menores na Igreja, que visa prestar apoio pastoral às crianças vítimas de abusos sexuais. A criação desta entidade surge na sequência de uma recomendação do concelho de cardeais do sumo pontífice.

O anúncio foi feito pelo cardeal norte-americano Sean O'malley, um dos membros do concelho consultivo do Papa. De acordo com o arcebispo de Boston, a proposta foi feita durante o dia de ontem e aprovada esta quinta-feira.

"Esta comissão deverá analisar os programas atuais de proteção de menores e formular sugestões, em colaboração com os bispos e conferências episcopais", referiu o cardeal.

Sean O'malley informou ainda que a composição desta comissão será anunciada "num futuro próximo, em documento apropriado".

Segundo a informação divulgada recentemente pelo Vaticano, estão a ser investigados alegados casos de abusos sexuais que envolvem padres católicos, desconhecendo-se no entanto que tipo de ações foram tomadas.

A Igreja católica tem sido, ao longo dos últimos anos, envolvida em diversos escândalos de abuso sexual de menores, que levaram a uma quebra de confiança na instituição.

Papa Francisco Igreja Comissão menores abusos sexuais pedófilia
Ver comentários