Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Papa Francisco inicia visita de três dias à Turquia

Programa contempla encontros com os principais responsáveis políticos.
28 de Novembro de 2014 às 07:14
Visita do papa à Turquia vai permitir um segundo encontro neste ano com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I
Visita do papa à Turquia vai permitir um segundo encontro neste ano com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I FOTO: Direitos Reservados

O papa Francisco inicia esta sexta-feira uma visita de três dias à Turquia, uma deslocação com importante significado ecuménico e cujo programa contempla encontros com os principais responsáveis políticos turcos e uma deslocação à Mesquita Azul.

A visita do papa à Turquia, país de 77 milhões de habitantes, com larga maioria de população muçulmana, vai permitir um segundo encontro neste ano com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, o atual primado da igreja ortodoxa de Constantinopla, com quem Francisco celebrará em Istambul a festa de Santo André, patrono desta congregação.

Os dois chefes religiosos já se cruzaram em 25 de maio em Jerusalém, durante uma celebração ecuménica na igreja do Santo Sepulcro.

O primeiro dia da deslocação do papa à Turquia, dirigida desde 2002 pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, com origem no islamismo político), está reservado a encontros oficiais com os principais dirigentes políticos turcos.

Papa Francisco Turquia Mesquita Azul
Ver comentários