Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Paranhos evoca a sua história

A comemoração dos 175 anos da integração da freguesia na cidade do Porto (pertencia anteriormente às Terras de Maio) serve de inspiração para o desfile da rusga de Paranhos deste ano.
26 de Junho de 2012 às 01:00
Em Paranhos, já está tudo a postos para o desfile. Ensaios mobilizam 200 moradores
Em Paranhos, já está tudo a postos para o desfile. Ensaios mobilizam 200 moradores FOTO: Direitos reservados

 

Para Leonor Pinheiro, responsável pela organização, a escolha deste tema é uma "homenagem à freguesia e à sua história.

Desde o início de Junho, cerca de 200 voluntários, 60 dos quais crianças, têm ensaiado e trabalhado para mostrar à cidade do Porto alguma da história da freguesia de Paranhos. Para a organizadora, o empenho, a disponibilidade e o trabalho dos voluntários têm sido "exemplares", considerando mesmo que as verdadeiras estrelas das rusgas são os "milhares de voluntários que nelas participam". "São incansáveis", afirma.

Apesar de acreditar que qualquer rusga participante tem "o desejo de ganhar", Leonor Pinheiro garante que esse não é o objectivo principal e considera que "poder mostrar a freguesia" é o mais importante.

A rusga é da total organização da Junta de Freguesia de Paranhos, que disponibiliza todos os recursos materiais necessários ao bom funcionamento da mesma, contando sempre com a participação e o apoio do Rancho Folclórico de Paranhos.

O rancho é, segundo a organização, " a base da rusga", sendo da sua responsabilidade a letra, a música e toda a coreografia que vai ser apresentada no desfile do próximo sábado.

PARANHOS PORTO RUSGAS SÃO JOÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)