page view

Páscoa sem reunião de famílias, comércio ao postigo e crianças na escola. Veja todas as medidas

Circulação entre concelhos proibida nos fins de semana de 20 e 21 deste mês e de 26 de março a 5 de abril, para evitar aumento do contágio.

12 de março de 2021 às 01:30

Os portugueses estão proibidos de circular entre concelhos nos fins de semana de 20 e 21 deste mês e de 26 a 5 de abril, no qual é festejada a Páscoa. O objetivo é evitar as reuniões familiares no período da Páscoa e impedir a propagação da pandemia, como aconteceu no último Natal. O desconfinamento vai ser gradual: na próxima segunda-feira reabrem creches, infantários, escolas do 1º ciclo; a 5 de abril reabrirão as escolas do 2º e 3º ciclos, esplanadas até quatro pessoas e lojas de rua até aos 200 m2; a 19 de abril reabrirão ensino secundário e restaurantes.

O primeiro-ministro apresentou esta quinta-feira o plano de desconfinamento, aprovado durante o dia em Conselho de Ministros, e foi categórico: "A Páscoa não é um momento de abertura, mas de confinamento". António Costa deixou claro que "a reabertura vai ser gradual, prudente, a conta gotas." Ou seja, concluiu, o documento quinta-feira aprovado "é um programa conservador, de forma a não correr riscos".

Por isso, o plano de desconfinamento define datas para a abertura das atividades entre 15 de março e 3 de maio. Na próxima segunda-feira, reabrem também o comércio com vendas a postigo, cabeleireiros, livrarias e imobiliárias. Após a Páscoa, a 5 de abril, reabrirão museus e monumentos, ATL para os 2º e 3º ciclos, modalidades desportivas de baixo risco, atividade física ao ar livre até quatro pessoas ou ginásios sem aulas de grupo.

A 19 desse mês, abrirão restaurantes e cafés com um máximo de quatro pessoas ou seis em esplanada, todas as lojas e centros comerciais, cinemas e teatros, ensino secundário. A 3 de maio, os restaurantes e cafés terão mais clientes e haverá espetáculos no exterior e eventos interiores com diminuição de lotação.

Costa garantiu que o calendário não será alterado. E há uma linha vermelha que não pode ser ultrapassada: 120 casos novos em média por dia durante 14 dias e um índice de transmissão do contágio (Rt) acima de 1. "Se chegarmos à zona vermelha, temos de voltar para trás", afirmou.

PORMENORES

11 horas de debate

O Conselho de Ministros decorreu esta quinta-feira no Centro Cultural de Belém, arrastando-se por cerca de 11 horas. A divisão do Governo quanto aos critérios de reabertura atrasou a discussão.

Até 31 de março

O atual estado de emergência vai vigora até 31 de março, englobando já parte da Semana Santa. O Governo já definiu medidas por antecipação.

Níveis piores

O primeiro-ministro alertou que o País continua a registar uma "situação pior" em termos de novos casos e internamentos do que no primeiro desconfinamento, em maio do ano passado. Mas elogiou o "esforço extraordinário" dos portugueses.

Reabertura é geral mas fechos locais

Costa garantiu que a reabertura será geral no País mas que, em caso de necessidade de dar passos atrás, "o confinamento será tão local como possível", criando polos de concelhos de maior risco.

Apoios à economia conhecidos esta sexta-feira

Quatro ministros anunciam hoje novas medidas de apoio para a economia, cultura e desporto. "Temos de suportar a economia e o conjunto da vida em sociedade", argumentou Costa.

Plano revisto a cada 15 dias e pode parar

O plano de reabertura será revisto a cada 15 dias. Se for ultrapassado o nível mínimo de risco, não haverá passagem para novas etapas, ficando o plano em suspenso. O primeiro-ministro admitiu mais medidas restritivas.

Liga espera espectadores nos estádios a 19 de abril

"Visto que o desconfinamento previsto para eventos exteriores com lotação reduzida e para a reabertura das salas de espetáculos ocorrerá a 19 de abril, estamos certos de que esse será o momento para o regresso dos adeptos às bancadas", defendeu Pedro Proença, presidente da Liga. Este órgão está a incluir o futebol na 3ª fase do desconfinamento, o que implica o regresso do público aos estádios a partir da 28ª jornada da Liga. Caberá à DGS fixar a lotação nas bancadas (os testes-piloto tiveram 10% e a UEFA permite até 30%). Com o regresso a 19 de abril, o Benfica terá três jogos com público (Santa Clara, a 25/04; FC Porto, 09/05; e Sporting, 16/05). Já leões e dragões terão quatro jogos com espectadores, a 21/04, 02/05, 12/05 e 19/05. O Sporting recebe Belenenses SAD, Nacional, Boavista e Marítimo. O FC Porto joga com V. Guimarães, Famalicão, Farense e Belenenses SAD.

A carregar o vídeo ...

Páscoa sem reunião de famílias, comércio ao postigo e crianças na escola. Veja todas as medidas

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8