page view

Passos Manuel cai no ranking mas reduz abandono

Gabinete de apoio deteta e combate problemas dos alunos logo no 1º ciclo.

30 de novembro de 2014 às 11:51

A Escola Básica e Secundária Passos Manuel ficou em 597º lugar no ranking CM, tendo sido a pior do distrito de Lisboa, com média de 77,54 (de 0 a 200) em 147 exames realizados no ensino secundário. No entanto, o agrupamento Baixa-Chiado, onde a escola se insere, foi um dos quatro do País que mais se destacou na redução do abandono escolar. Segundo o Ministério da Educação e Ciência, em três anos o abandono escolar neste agrupamento passou de 11,2% para apenas 1,6%, o que lhe garante a atribuição de créditos horários para apoio aos alunos.

A subdiretora Helena Simões explica a redução do abandono escolar com a existência de um gabinete específico para detetar os problemas dos alunos numa fase precoce. "O facto de sermos escola TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) permite-nos ter um gabinete de apoio ao aluno e à família composto por técnicos especializados: um psicólogo, um assistente social e um educador social. Desde há 5 anos houve uma melhoria progressiva, com o identificar de situações de problemas familiares de vária natureza ainda no 1º ciclo. Esse trabalho de deteção precoce dos problemas dá frutos a médio prazo", explica a responsável, destacando que "os professores têm mais sensibilidade para sinalizar situações de risco".

Já em relação ao facto de a escola ser a pior de Lisboa nos rankings do CM, a subdiretora afirma que "não tinha essa noção". "Fico surpreendida, porque melhorámos os resultados a Português, Matemática e Biologia e Geologia em relação ao ano anterior", afirmou Helena Simões. De facto, a média de 77,54 deste ano é superior aos 74,31 obtidos o ano passado. Mas a verdade é que a Passos Manuel desceu no ranking, passando da posição 579ª para a 597ª, o que só pode conduzir a uma conclusão: a escola melhorou os resultados, mas as outras escolas melhoraram mais.

Ainda em relação à redução do abandono escolar, refira-se que para além da Passos Manuel, destacaram-se o agrupamento da Cidadela de Cascais (passou de 17,7% para 5,8%), a Escola Secundária da Amora, Seixal (de 10,9% para 1%) e o agrupamento Nº 4 de Évora (de 15,9% para 4,2%).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8