Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Pede ajuda para comprar cadeira

António Silva, de 60 anos, ficou sem as duas pernas e está há dois anos ‘preso' a uma cama
26 de Setembro de 2013 às 01:00
António Silva está há dois anos 'preso' a uma cama. A mulher, Rosa, tem sido a sua preciosa ajuda
António Silva está há dois anos 'preso' a uma cama. A mulher, Rosa, tem sido a sua preciosa ajuda

A felicidade no rosto de António Silva, de 60 anos, quando saiu de casa com o auxílio da equipa de reportagem CM, comoveu a esposa Rosa Silva: "Queria vê-lo sempre assim, feliz, a passear por onde quer."

Sair da habitação, em Jovim, Gondomar, é uma prática que deixou de ser comum no dia a dia do casal, há cerca de dois anos. Depois de se ver sem as duas pernas, amputadas devido a problemas de circulação graves, António Silva está preso a uma cama, e dependente da esposa.

"Uma cadeira de rodas elétrica resolvia muita coisa", diz, emocionado, António Silva. "Consigo passar para a cadeira sozinho, mas à minha mulher já custa empurrar", explica. Rosa também tem problemas de saúde, o que dificulta o auxílio ao marido.

Com dificuldades financeiras, e sem retaguarda familiar – os filhos não reúnem condições socioeconómicas para poderem apoiar – o casal vê-se limitado ao que tem e ao que é oferecido pelos vizinhos. "A nossa vida ficou completamente interrompida, gostávamos de a aproveitar e agora estamos aqui", lamenta a esposa.

No conjunto, António e Rosa recebem cerca de 600 euros, o que, face às elevadas despesas, torna impossível a compra da cadeira elétrica tão desejada.

António Silva ajuda cadeira elétrica Gondomar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)