Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Perigos do light: Dietas são abandonadas

A menor presença de calorias ou açúcares, face a alimentos naturais equivalentes, transforma os alimentos light ou diet numa alternativa eficaz no combate ao excesso de peso. Há contudo obesos que ao incluírem estes alimentos na sua dieta decidem ingerir maior quantidade de outros alimentos, confiantes de que o que perderam em calorias permite um reforço da quantidade. É a chamada armadilha diet, capaz de arruinar uma dieta.
11 de Junho de 2009 às 00:30
Sylvie Dias gosta de mimar o corpo com cremes hidratantes
Sylvie Dias gosta de mimar o corpo com cremes hidratantes FOTO: Rui Vasco

Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, entende que é um factor psicológico que leva os pacientes a tomarem esta atitude. 'Estão confiantes de que o que pouparam em calorias nos alimentos light lhes permite comer mais um pouco. É um erro', afirma.

Investigadores norte-americanos da Universidade de Purdue encontraram lacunas nos alimentos com açúcares de zero calorias, que levam inclusive ao aumento do peso. Os cientistas dividiram 26 ratos em dois grupos. Uns foram alimentados com iogurtes adoçados com glicose (que possui 15 calorias por colher de chá), os restantes com sacarina, um açúcar artificial com zero calorias. Os animais que consumiram este açúcar artificial terminaram o estudo duas semanas depois, mais gordos. O aumento de peso resultou do facto de os ratos não ficarem saciados com a sacarina e por isso procurarem mais alimentos. O estudo verificou ainda que não queimavam calorias durante a digestão.

Num outro trabalho da Universidade de Minnesota os cientistas concluíram que tomar um refrigerante light por dia eleva em 34% o risco de sofrer de doenças cardíacas ou diabetes de tipo 2. Num outro estudo da Universidade de Washington as conclusões foram o oposto, no sentido de que 'o açúcar apresenta maior risco'. Para Alexandra Bento, o perigo do adoçante surge pelo consumo excessivo. A nutricionista defende que exercício físico e uma dieta equilibrada composta por seis refeições de alimentos simples – como fruta, legumes, carne ou bolacha tipo Maria – são os melhores aliados de uma dieta saudável.

'MIMAR O MEU CORPO': Sylvie Dias, Modelo, 29 anos

Já fez alguma plástica?

Nunca fiz. Não tenho necessidade, mas se algum dia não me sentir bem com o meu físico, não hesitarei em fazer.

Faz dieta?

Não. Tenho um bom organismo, que me permite comer um pouco de tudo.

Que cuidados tem com o corpo?

Gosto de mimar o meu corpo com cremes hidratantes, que fazem muito bem à pele.E com desporto,a natação, que faz bem ao corpo eà mente.

LEITURAS: A VERDADE SOBRE OS ALIMENTOS

Depois de ler este livro nunca mais irá olhar para osalimentos da mesma forma. A obra desmistifica conceitos e apresenta verdades testadas em mais de 500 voluntários e sob a orientação de 50 nutricionistas. Aprenda e surpreenda-se! Preço: 20 euros

MOUSSE DE MORANGOS: 35 CALORIAS

Ingredientes:

– Duas embalagens de gelatina light sabor a morango

– 200 ml de água quente

– 2 chávenas (chá) de morangos

– ½ chávena (chá) de natas light

– 2 claras em castelo

Confecção:

Dissolva a gelatina na água quente e deixe arrefecer. Depois, bata todos os ingredientes, menos as claras em castelo, na batedeira. Misture as claras em castelo delicadamente e coloque em taças. Leve ao frigorífico e deixe solidificar. Antes de servir, decore com morangos e uma folha de hortelã. Receita para dez porções de 35 calorias cada.

ADOÇANTE TÊM RISCOS

O aspartame, adoçante utilizado em substituição do açúcar, pode agravar o risco de cancro, segundo dois estudos do instituto italiano Ramazzini, publicados nas revistas ‘European Journal of Oncology’ e ‘Environmental Health Perspectives’. O risco só ocorre se uma pessoa com 70 quilos consumir o equivalente a 155 comprimidos de adoçante por dia.

FAÇA VOCÊ

AQUECIMENTO

Estique os braços, com os dedos entrelaçados, seguindo a linha do tronco. Mantenha o abdómen ligeiramente contraído. Não deixe os braços irem atrás da cabeça nem arqueie a cabeça. Mantenha a posição 15 segundos.

EXERCÍCIO 

A prancha é um excelente exercício para obter uns abdominais perfeitos. Com o peso do seu corpo apoiado nos antebraços e na ponta dos pés, mantenha a posição durante 20 segundos. Posteriormente, aumente a duração de uma forma progressiva.

ALONGAMENTO

Sentada no chão, puxe a ponta dos pés para si, alongando suavemente os músculos das pernas. Aguente a posição durante cerca de 30 segundos. Respire de uma forma tranquila.

Ana Lúcia, apresentadora, faz os exercícios para o CM.

'NO SEXO NÃO EXISTE CRISE'

A situação económica do País parece não afectar a generalidade dos portugueses quando o assunto é sexo. 'No sexo não existe crise', garante Rita Martins. Casada há anos, Rita assegura que 'há sempre vontade para fazer sexo'. E diz que 'são poucas mas boas' as vezes que diz ceder aos impulsos do corpo.

A opinião é partilhada por Rita Caeiro, que não acredita na 'intromissão de problemas do dia-a-dia entre dois corpos' quando estão debaixo dos lençóis. 'Os portugueses são bastante fogosos, capazes de esquecer as frustrações e encontrar no sexo tudo aquilo que não conseguem ser lá fora', defende. 'Os portugueses são muito activos e estão sempre abertos a novas experiências', diz, por seu lado, Débora Cristóvão.

Outra das opiniões partilhadas pela grande maioria dos portugueses é a de que o Verão traz uma sensação especial à forma como as pessoas se comportam relativamente ao sexo.

'Com a chegada do Verão tudo se transforma. As pessoas preocupam-se mais com o físico, descobrem o corpo com roupas mais curtas, conhece-se mais gente e há muito mais tensão sexual no ar', conclui Rita Caeiro. Ainda assim, José (nome fictício) tem uma opinião diferente. Considera que 'os portugueses têm muito que aprender, ainda somos muito fechados'.

OPINIÃO

'COM O CALOR O SEXO É MELHOR E MAIS FÁCIL': Rita Martins, Funcionária pública

No Inverno o sexo é mais complicado por causa do frio. É tirar o pijama, tirar os collants, tirar as cuecas... Com o calor o sexo é melhor e mais fácil, há menos roupa para tirar, basta haver vontade e já está. Só não fazemos mais vezes porque os filhos estão quase sempre em casa.

'O VERÃO VEM AJUDAR OS PORTUGUESES': André Sequeira, Estudante

A conversa do macho latino é só garganta; somos mais calmos em relação a outros países. O Verão vem ajudar os portugueses em muita coisa. Usamos menos roupa, começamos a ir à praia e a festas, chegam as turistas, fica tudo mais animado. É tudo diferente nesta altura do ano.

'NÃO DEVEMOS SER CERTINHOS NA CAMA': Rita Caeiro, Estudante

Acho que as pessoas devem fazer o que lhes apetece na cama.O truque é não levar para lá os problemas do dia-a-dia. As portuguesas são muito quentes e fogosas, sabem bem como levar os homens à loucura. Não devemos ser muito certinhos na cama, perde a graça.

NOTAS

EFICÁCIA: SEMELHANTE

Um copo de leite com chocolate possui a mesma eficácia energética de suplementos à base de carboidratos usados por desportistas

SUBSTÂNCIA: 30% MENOS

A legislação obriga a que pelo menos uma das substâncias que compõem um alimento light seja inferior em 30% à de um alimento simples

PREÇO: MAIS CARO 

Uma barra de cereais possui o mesmo valor alimentar de três bolachas tipo Maria ou de água e sal. O preçoé contudo mais elevado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)