Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Peritos avaliam fim de máscara obrigatória em Portugal

Uso do certificado da vacina por rotina nos espaços públicos será uma das medidas decididas na reunião no Infarmed esta quinta-feira.
João Saramago 15 de Setembro de 2021 às 19:55
Máscara deixou de ser obrigatória na rua. Mas há exceções
Máscara deixou de ser obrigatória na rua. Mas há exceções FOTO: CMTV

O levantamento das restrições provocadas pela pandemia, a ser adotado quando 85% da população tiver a vacinação completa, leva a que esta quinta-feira os peritos, reunidos no auditório do Infarmed, em Lisboa, abordem a questão do fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados.

Uma questão que levanta maior incerteza, entre os especialistas, nos estabelecimentos de ensino e nos transportes públicos.

Recorde-se que na última reunião de peritos, realizada em julho no auditório do Infarmed, Raquel Duarte, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, apresentou a proposta de continuidade para o plano de redução das medidas restritivas de controlo da Covid-19, que apontava para o fim da máscara com 85% da população vacinada.

A proposta indicava como medidas a manter a vigilância permanente de que os dados monitorizados estavam dentro da matriz de risco, ou seja que não são ultrapassadas as linhas vermelhas.

A proposta defendia também a utilização do certificado digital de vacinação por rotina nos espaços públicos e a vigilância da ventilação e climatização adequada nos espaços fechados.

Os últimos dados indicam que há 8, 317 milhões de residentes com a vacinação completa, ou seja 82%. Falta assim vacinar cerca de 300 mil pessoas para serem alcançados os 85%. Com pelo menos uma dose da vacina há 8,846 milhões, ou seja 87%.

O alivio das medidas levará também à abertura de bares e discoteca e fim das restrições à lotação em restaurantes e casas de eventos.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Infarmed Portugal questões sociais política governo (sistema)
Ver comentários