Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Peritos identificam lacunas na gestão da Saúde

Um conjunto de peritos identificou “lacunas” nas competências de gestão de topo e intermédia no sector da Saúde, que se juntam às já conhecidas dificuldades nos recursos humanos, na área económico-financeira, no aprovisionamento e na administração e organização interna.
18 de Março de 2009 às 11:41
Peritos identificam lacunas na gestão da Saúde
Peritos identificam lacunas na gestão da Saúde FOTO: d.r.

Esta foi a conclusão da iniciativa Saúde-em-Rede, uma parceria entre várias organizações especialistas que este ano é dedicada ao tema “Reorganização dos Cuidados Hospitalares”.

 

De acordo com as conclusões apresentadas esta quarta-feira, os especialistas defendem que o processo de mudança deve basear-se “num movimento top-down (de cima para baixo), a partir do apoio e directrizes do Ministério de Saúde e das Administrações Regionais de Saúde (ARS), assente num processo de contratualização externa'.

Em simultâneo, os especialistas são da opinião que 'deve existir um movimento bottom-up (da base para cima), que parta dos profissionais, os quais contratualizem internamente com as chefias intermédias e estas com conselhos de administração dos hospitais”.

O Saúde-em-Rede é uma parceria entre a Escola Nacional Saúde Pública, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral e um laboratório.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)