Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Pesca da sardinha está de regresso

Pesca da sardinha regressa mas com novas regras a partir desta segunda-feira.
2 de Março de 2015 às 08:20
A pesca da sardinha estava suspensa desde 20 de setembro de 2014
A pesca da sardinha estava suspensa desde 20 de setembro de 2014 FOTO: CMTV

A pesca da sardinha regressa a partir desta segunda-feira, depois de cinco meses de pausa devido à proibição de captura por esgotamento da quota, no dia em que o Governo vai publicar uma portaria com as novas condições.

"Vamos publicar na segunda-feira de manhã uma nova portaria, para definir as regras para o início da pesca da sardinha e, tal como as Organizações de Pesca (OP) sugeriram, a quantidade de sardinha a pescar é dividida pelas organizações de acordo com o histórico das suas capturas", disse recentemente o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, à agência Lusa.

O governante espera ter em maio novos dados que permitam tomar uma decisão final sobre a quota anual da pesca da sardinha. "A expectativa, neste momento, é de que a captura seja idêntica à do ano anterior, mas continuamos a recolher informação", disse Pinto de Abreu.

Desde 20 de setembro de 2014 que a pesca da sardinha esteve suspensa, primeiro, devido à proibição de captura por esgotamento da quota, e depois devido ao período de defeso biológico. O longo período de proibição foi compensado com a atribuição de subsídios aos pescadores, mestres e armadores num total aproximado de 4 milhões de euros.

O defeso biológico decorre entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro para os pescadores que não aderiram à cessação temporária, e entre 15 de janeiro e 15 de março para os que receberam as compensações. Após o período de defeso, está estabelecida uma quota inicial de 4.000 toneladas entre março e maio, mas falta fixar a quota total disponível para 2015.

 

Em 2014, a quota anual foi de 13.500 toneladas de sardinha.

Organizações de Pesca secretário de Estado do Mar pesca sardinha quotas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)