Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco

Promotores defendem que também no dia a dia dos enfermeiros estão presentes o stress e as condições de trabalho adversas.
Lusa 17 de Janeiro de 2020 às 08:27
Enfermeiros
Enfermeira
Enfermeiro
Enfermeiros
Enfermeira
Enfermeiro
Enfermeiros
Enfermeira
Enfermeiro
Mais de 2.500 pessoas assinaram a petição que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, assim como de um subsídio de risco.

No texto da petição, os promotores defendem que também no dia a dia dos enfermeiros estão presentes o stress e as condições de trabalho adversas, características que são comuns a outras profissões já com subsídio de risco, como os pilotos e controladores aéreos, mineiros, pescadores, polícias, trabalhadores de 'call-center' e desportistas profissionais.

"A pressão de trabalhar em contexto de emergência, urgência, cuidados intensivos, bloco operatório... onde a linha que separa a vida da morte muitas vezes não existe e o stress torna-se brutal!", lembram os autores da petição, que sublinham igualmente a pressão sentida pelos enfermeiros em contexto de cuidados primários, cuidados continuados e internamentos hospitalares.

saúde enfermeiros risco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)