Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Pfizer diz que terceira dose da vacina contra Covid-19 é eficaz em crianças com menos de 5 anos

Laboratório confirma que três doses da vacina representam uma eficácia de 80% para a variante Ómicron.
Correio da Manhã 23 de Maio de 2022 às 12:38
Vacinação contra a Covid-19 não está relacionada com o surto misterioso de hepatite que atinge sobretudo crianças menores de dez anos
Vacinação contra a Covid-19 não está relacionada com o surto misterioso de hepatite que atinge sobretudo crianças menores de dez anos FOTO: Getty Images
As farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que se juntaram para desenvolver a vacina contra a Covid-19, lançaram, esta segunda-feira, os resultados de um ensaio clínico feito a crianças entre os seis meses e cinco anos para testar a eficácia de três doses da vacina pediátrica no combate à infeção da Covid-19. Segundo o relatório, as três doses da vacina representam uma eficácia de 80% em relação à variante Ómicron.

De acordo com as farmacêuticas, a terceira dose suscitou uma forte resposta imunitária e foi bem tolerada pelas crianças. A maioria dos efeitos secundários foram leves ou moderados.

O CEO da BioNTech, Ugur Sahin, disse que as empresas vão oficializar o pedido ao regulador do medicamento norte-americano, para que autorize a vacina. Albert Bourla, CEO da Pfizer, disse que espera que a vacina esteja disponível o mais rápido possível.

Os dados revelados pelo ensaio clínico baseiam-se na monitorização de 1678 crianças, menores de cinco anos, que receberam uam terceira dose da vacina pediátrica da Pfizer dois meses após a segunda inoculação.

As crianças com menos de 5 anos são o único grupo etário dos EUA que ainda não é elegível para a vacinação contra a Covid-19. Os pais têm estado à espera que a entidade reguladora aprove o uso das vacinas nestas idades.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Pfizer distúrbios guerras e conflitos
Ver comentários
}