Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Plenário da STCP provoca "fortes perturbações"

Objetivo é debater, informar e eventualmente aprovar "formas de luta".
30 de Outubro de 2014 às 07:12
Greve realiza-se em defesa da empresa pública, "ameaçada pelo processo de subconcessão"
Greve realiza-se em defesa da empresa pública, 'ameaçada pelo processo de subconcessão' FOTO: Estela Silva/Lusa

O serviço da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) deverá sofrer "fortes perturbações" entre as 09h30 e as 13h30 desta quinta-feira devido à realização de um plenário de trabalhadores, adiantou o porta-voz da transportadora.

Em comunicado, as Organizações Representativas dos Trabalhadores (ORT) da empresa informam que vai ser esse o horário do plenário geral de trabalhadores na estação de recolha de Francos, marcado para debater, informar e eventualmente aprovar "formas de luta" devido ao parecer negativo da tutela "quanto à admissão de motoristas" e a subconcessão da STCP.

Contactado pela Lusa, Pedro Silva, da Comissão de Trabalhadores da STCP, explicou que "a Secretaria de Estado dos Transportes recusou admitir novos motoristas, alegando que está a decorrer um concurso público para a concessão da STCP".

No comunicado, as ORT defendem que "manter a STCP a operar na Área Metropolitana do Porto contribui para o aumento na mobilidade dos cidadãos, com aumento de ganhos de eficiência para a empresa, para o Estado e consequentemente para as autarquias".

As ORT afirmam que a STCP recorre diariamente "a dezenas de motoristas para a realização do trabalho extraordinário" para "atenuar o incumprimento generalizado dos horários previstos, sobrecarregando os motoristas com horas excessivas de condução e de duração ilegal.

Os trabalhadores da STCP reclamam a contratação de mais motoristas há vários meses e este mês cumpriram mesmo uma semana uma greve às horas extraordinárias por esse motivo.

Sociedade de Transportes Coletivos do Porto STCP Organizações Representativas dos Trabalhadores plenário
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)