Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Portalegre, Évora e Beja sob aviso amarelo devido ao tempo quente

O tempo quente e seco vai continuar.
12 de Maio de 2015 às 08:32
Temperaturas podem atingir os 40ºC
Temperaturas podem atingir os 40ºC FOTO: Vítor Mota

Os distritos de Portalegre, Évora e Beja estão esta terça-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de temperaturas máximas elevadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


De acordo com o IPMA, os distritos de Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo desde as 05:00 de terça e até às 23h59 de quarta-feira devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.


O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.


Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o risco de incêndio florestal e avisou a população para as medidas preventivas a adotar devido ao tempo quente, que poderá atingir os 40 graus nas regiões do interior sul.

Em comunicado, a ANPC refere que, nos próximos dias, o tempo quente e seco vai continuar, atingindo as temperaturas máximas valores entre os 35 e 40 graus nas regiões do interior do sul e 30 e 35 graus no restante território.


A Proteção Civil sublinha que se preveem "índices de risco de incêndio elevados a muito elevados na região sul, em especial no Algarve" devido ao tempo seco e vento, existindo, por isso, "condições favoráveis à progressão de eventuais" fogos.


A ANPC refere que, nos locais onde o índice de risco de incêndio é superior ao nível elevado, não é permitido realizar queimadas nem fogueiras, queimar matos cortados e amontoados, lançar foguetes e fumar ou fazer lume nos espaços florestais, nem pode ser feita a utilização de equipamentos de queima e de combustão.


Recomenda ainda à população para que tome os comportamentos adequados face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)