Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Porto: Criador da pílula contraceptiva recebe Honoris Causa

O cientista químico, romancista e dramaturgo norte-americano Carl Djerassi, consagrado por criar a pílula contraceptiva, recebe na sexta-feira o título de 'Doutor Honoris Causa' da Universidade do Porto.
25 de Outubro de 2011 às 15:47
Carl Djerassi recebe título na sexta-feira
Carl Djerassi recebe título na sexta-feira FOTO: d.r.

O professor de Química Manuel dos Santos Monte Monte é o padrinho de Carl Djerassi, que receberá a distinção, proposta pela Faculdade de Ciências, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, numa cerimónia marcada para as 15h00, cabendo ao biofísico português Alexandre Quintanilha o papel de elogiador do novo Doutor Honoris Causa.

Carl Djerassi desloca-se ao Porto já na quarta-feira, para o lançamento do livro 'Falácia', um texto que explora as particularidades e temperamentos das análises de um historiador de arte e de um cientista, enquanto examinam a idade de uma obra de arte histórica.

A peça, encenada pela primeira vez em Portugal pela companhia Seiva Trupe, tem estreia marcada para as 21h30 de sexta-feira, no Teatro do Campo Alegre.

Djerassi, autor de mais de 1200 publicações científicas, foi galardoado em 1973 com a National Medal of Science pela primeira síntese de um contraceptivo oral, a pílula, e, em 1991, recebeu a distinção da National Medal of Technology, por ter desenvolvido novas estratégias para o controlo de insectos.

O criador da pílula é professor emérito de Química na Universidade de Stanford e membro da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos e da Academia Americana das Artes e Ciências.

Djerassi já recebeu vários títulos honoríficos, designadamente o primeiro Wolf Prize em Química (1978), a Medalha Priestley da American Chemical Society (1992), a Medalha Erasmus da Academia Europeia (2003), a Cruz de Grande Mérito da Alemanha (2003) e a Medalha de Ouro do American Institute of Chemists (2004), entre outros.

Carl Djerassi é o maior coleccionador privado de obras do pintor e poeta suíço Paul Klee e é o fundador do Djerassi Resident Artists Program, na Califórnia.

pílula contraceptivo honoris causa universidade do porto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)