Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Porto ganha 25 ruas iluminadas no Natal

A crise no comércio tradicional na cidade do Porto levou a Câmara e associação de comerciantes a aumentarem em 20% o investimento nas luzes e animação de Natal deste ano e a duplicarem a oferta de senhas de estacionamento.
27 de Novembro de 2012 às 13:59
A C.M. do Porto decidiu iluminar 25 ruas da cidade este Natal
A C.M. do Porto decidiu iluminar 25 ruas da cidade este Natal FOTO: Gisela Caridade/Correio da Manhã

"O investimento no ano passado rondou os 100 mil euros e este ano aumentámos o investimento para os 120 mil euros. Passámos também de uma cobertura de sete ruas para 25 ruas em termos de iluminação", declarou Vladimiro Feliz, vice-presidente da Câmara do Porto.

Vladimiro Feliz explica que foi possível aumentar este ano em 20 % o investimento na programação de Natal e Passagem de Ano, através de uma "gestão rigorosa e sustentável nos últimos anos" e um "espírito de negociação forte" com os fornecedores.

"Enfrentamos um período de crise acentuada no país e essa crise reflecte-se de uma forma mais acentuada no comércio tradicional. Nesse sentido, resolvemos responder aos desafios dos comerciantes do Porto", já que é em "momentos de retracção da economia" que os poderes públicos "são importantes" para "criar novas dinâmicas".

As escolhas das ruas iluminadas tiveram como base os critérios turísticos e comerciais, explicou Nuno Camilo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto, que se associou à autarquia para a programação do natal de 2012 da cidade.

Além de mais 18 ruas iluminadas na cidade em relação a 2011, a cidade oferece também 20 mil senhas de estacionamento para os parques da Trindade (10 mil senhas), Casa da Música (cinco mil senhas) e Silo Auto (cinco mil).

"Qualquer pessoa que faça compras no comércio tradicional neste período de Natal tem um desconto de 30 minutos em todos os parques", explicou Nuno Camilo, referindo, contudo, que as meias horas gratuitas não são acumuláveis, ou seja, é uma senha por um estacionamento.

Para além das 25 ruas iluminadas em tons de branco e dourado a partir do dia 7 de Dezembro, a cidade do Porto vai também iluminar a Igreja dos Clérigos e os Paços do Concelho. Vermelho, verde e amarelo serão as cores que, semana a semana, vão colorir as fachadas daqueles dois edifícios.

NATAL ILUMINAÇÃO RUAS CRISE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)