Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Porto contra concentração da TAP em Lisboa

Município manifestou "insatisfação" ao Governo.
23 de Fevereiro de 2016 às 16:16
A TAP suspendeu algumas rotas a partir do Porto
A TAP suspendeu algumas rotas a partir do Porto FOTO: José Coelho/Lusa

A Câmara do Porto aprovou esta terça-feira, com o voto contra da CDU, manifestar "insatisfação" ao primeiro-ministro pelo facto de a TAP estar "a concentrar cada vez mais a sua operação em Lisboa".

A proposta foi apresentada pelo PSD em reunião do executivo, tendo o vereador social-democrata Ricardo Almeida apelado a uma união de todos os eleitos na aprovação de uma proposta. Contudo, tal não foi possível, tendo o vereador da CDU, Pedro Carvalho, entendido que o texto não fazia uma exigência clara ao Governo.

No texto aprovado, que sofreu uma alteração com a eliminação do pedido ao Governo "da total divulgação dos termos do acordo de recompra de 11% da TAP, celebrado a 6 de fevereiro", a autarquia requere "ao Governo que clarifique o que entende significar na prática a manutenção no aeroporto Sá carneiro de uma operação aeroportuária relevante por parte da TAP, no contexto das opções estratégicas desta companhia aérea".

A Câmara vai também solicitar junto de António Costa "que exerça as apropriadas e justificadas opções políticas junto de uma empresa com 50% de capitais públicos, de forma a que a TAP possa também crescer através do Aeroporto Sá Carneiro, dando assim apoio ao desenvolvimento económico sustentado da região Norte", "a zona do país que mais exporta bens transacionáveis".

O vereador da CDU apresentou também uma proposta, que foi chumbada, em que defendia que a Câmara adotasse uma resolução de defesa da uma TAP "inteiramente pública e ao serviço de todo o país". Ricardo Almeida e Ricardo Valente, dois dos três vereadores do PSD, enalteceram a posição do autarca Rui Moreira nesta questão, subscrevendo os seus argumentos, designadamente que sendo agora 50% da TAP do Estado, "a TAP é pública" e deve servir todo o país.

Também o vereador do PS Manuel Pizarro disse que o PS/Porto apoia a posição de Rui Moreira, que tem criticado a estratégia da TAP, com o abandono de rotas de e para o Porto, acusando-a de ter em curso uma estratégia para "destruir o aeroporto Francisco Sá Carneiro", com vista a construir em Lisboa "um novo aeroporto e uma nova ponte".

Câmara do Porto TAP Governo política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)