Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Portugal é "lugar de passagem de terroristas"

Ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo afirma que o nosso país está fora de perigo no que toca a atentados.
11 de Agosto de 2013 às 10:28

Portugal não é um “objetivo” de ataque terrorista, mas sim um local de passagem e recrutamento de terroristas, apesar de a nova configuração de terrorismo internacional, quem o diz é o especialista José Manuel Anes.

“Tem havido notícias (da passagem de pessoas com ligações ao terrorismo), os serviços de informações têm isso referenciado (…). Mas não tem sido Portugal o objetivo, antes um lugar de passagem, de repouso ou de recrutamento e de algum tipo de angariação de fundos”, afirmou à agência Lusa.

O especialista em segurança e terrorismo e ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo diz ainda que, além do depósito de armas da ETA descobertos em 2010 no concelho de Torres Vedras e a detenção de membros do IRA-Verdadeiro em 2011, têm passado por Portugal vários radicais islâmicos.

José Manuel Anes afirma ainda que o facto da comunidade muçulmana estar “bem integrada” e muito “muitíssimo bem dirigida do ponto de vista religioso pelo xeque Munir, que é um líder moderado”, faz com que Portugal esteja fora de grandes ataques terroristas.

especialista segurança terrorismo ETA ataques josé manuel anes
Ver comentários