Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Portugal é o país com mais doentes mentais

Mais de milhão e meio de portugueses, entre os 18 e os 65 anos, têm perturbação mental.
10 de Outubro de 2013 às 08:08
Estima-se que um em cada cinco portugueses já tenham sofrido de uma doença psiquiátrica
Estima-se que um em cada cinco portugueses já tenham sofrido de uma doença psiquiátrica FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

Portugal é o país da Europa com a maior prevalência de doenças mentais na população. Mais de milhão e meio de portugueses, entre os 18 e 65 anos, sofrem de doença mental. A Ordem dos Psicólogos (OP) considera os dados "preocupantes" e alerta para a falta de capacidade de resposta dos hospitais e centros de saúde.

"A prevalência da doença mental tem aumentado em Portugal. O que é feito não está a funcionar. Estima-se que um em cada cinco portugueses já terá sofrido de uma doença psiquiátrica e que cerca de 50% da população tenha tido uma perturbação mental, como ansiedade e depressão. No entanto, apenas 1,7% procura ajuda nos serviços públicos de saúde mental", referiu ao CM o bastonário Telmo Mourinho Batista.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, a taxa de suicídio é de 9,6 por cada 100 mil habitantes. São os homens que mais praticam este ato: a taxa de suicídio é de 15,5. Já nas mulheres situa-se em 4,1. "Os homens têm suicídios mais eficazes, pois são normalmente suicídios mais violentos. As mulheres conseguem pedir ajuda mais facilmente", explicou Telmo Mourinho Batista.

O responsável lamenta a falta de psicólogos e a falta de um serviço de apoio de proximidade. "Há 567 psicólogos no Serviço Nacional de Saúde, mas deveriam existir, pelo menos, o dobro. Uma intervenção psicológica pouparia outros custos", referiu o bastonário.

doenças mentais psicólogos Europa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)