Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Portugal faz história na Matemática

Portugal conquistou uma medalha de ouro e três de prata, o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que terminam hoje em Cochabamba, na Bolívia.

6 de Outubro de 2012 às 01:00
Estudantes lusos garantiram o segundo lugar por países
Estudantes lusos garantiram o segundo lugar por países FOTO: Direitos reservados

O ouro foi ganhou por David Martins, estudante do 11º ano em Mirandela. Já Luís Duarte (12º ano, Alcains), Miguel Moreira (11º ano, Lisboa) e Miguel Santos (12º ano, Alcanena) ganharam medalhas de prata.

Estes resultados garantem "o segundo lugar na classificação por países", entre cerca de 20 delegações, revela uma nota da reitoria da Universidade de Coimbra. Portugal também foi premiado, este ano, com a Copa Puerto Rico, "destinada ao país que mais subiu na classificação nos últimos tês anos". Os estudantes realizaram "duas provas, com duração de três horas cada, incidindo sobre problemas de Matemática elementar de enorme dificuldade".

Os alunos portugueses foram preparados pelo Projecto Delfos do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo programa QREN – Mais Centro. 

OLIMPÍADAS IBERO-AMERICANAS PORTUGAL MATEMÁTICA MEDALHAS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)