Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Portugal pode ter três milhões de infectados

Se não for produzida e comercializada uma vacina até ao Inverno, a epidemia da gripe A (H1N1) pode causar "dois a três milhões de infectados em Portugal e 75 mil mortos, alerta o presidente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Jorge Torgal.
9 de Maio de 2009 às 00:30
Os irmãos portugueses Mayur (centro) e Rahul (esq.) saíram da quarentena. Em baixo, a ministra Ana Jorge, equipada de máscara
Os irmãos portugueses Mayur (centro) e Rahul (esq.) saíram da quarentena. Em baixo, a ministra Ana Jorge, equipada de máscara FOTO: Carmo Correia

O especialista diz que estas "previsões são optimistas" para o País, caso a epidemia alastre e não seja criada uma vacina até ao Inverno. Aliás, a ministra da Saúde, Ana Jorge, admitiu ontem, durante a inauguração do Laboratório de Saúde Pública Laura Ayres, em Faro, que a epidemia pode "agravar após o Verão".

VÍRUS NO BRASIL

O Brasil juntou-se ontem à lista de países com casos da doença, confirmando a infecção em quatro jovens que regressaram do México e dos Estados Unidos. Dois dos casos foram detectados em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais. Três pessoas portadoras do vírus regressaram do México enquanto a quarta viajava dos EUA.

As autoridades de saúde dos EUA confirmaram ontem a existência de 1639 pessoas infectadas e duas mortes, ultrapassando o México que tem 1112 casos confirmados, mas com 44 mortes. Em todo o Mundo registava-se ontem, 2500 casos em 25 países e uma morte no Canadá.

OMS ALERTA PARA AMEAÇA DESCONHECIDA

A directora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, apelou ontem aos governos, especialmente os da Ásia, para continuarem a monitorizar o vírus da gripe aviária (H5N1), endémico em algumas regiões asiáticas. "Não sabemos como o H5N1 se irá comportar sob a pressão de uma pandemia." Aquela responsável sublinhou que o H5N1 condicionou o público a equacionar a possibilidade de uma pandemia da gripe com doença agressiva e alta mortalidade.

APONTAMENTOS

ENSAIOS EM JUNHO

Investigador americano prevê que a vacina possa ser ensaiada em ratos em três semanas.

QUARENTENA CALMA

Um dos portugueses retidos em Hong Kong disse que a quarentena foi vivida com "calma".

LABORATÓRIO DE FARO

O laboratório inaugurado ontem em Faro está preparado para diagnosticar a gripe A.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)