Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Portugal vence primeira edição dos Mundiais Escolares de Desporto Adaptado

Na competição, disputada por equipas masculinas e femininas, Portugal conquistou o ouro, seguido da Eslováquia e da França.
Lusa 12 de Julho de 2019 às 15:15
Portugal
Portugal FOTO: Getty Images
Portugal venceu a primeira edição dos campeonatos do Mundo Escolares de Desporto Adaptado, que decorreram na Póvoa de Varzim, e que juntaram jovens nascidos entre 2001 e 2005 nas modalidades de atletismo, boccia e goalball.

Na competição, disputada por equipas masculinas e femininas, Portugal conquistou o ouro, seguido da Eslováquia e da França, que arrecadaram a prata e o bronze, respetivamente.

Os campeonatos, que se iniciaram no domingo, juntaram 100 participantes em representação de seis países: Portugal, Eslováquia, França, Croácia, Grécia e Inglaterra.

A organização dos campeonatos do Mundo Escolares de Desporto Adaptado foi proposta por Portugal, em 2017, à International School Sports Federation (ISF), o organismo mundial do Desporto Escolar.

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, destacou esta sexta-feira a importância do evento na "enorme aposta do desporto escolar no desporto adaptado" que está a ser feita em colaboração com as federações de modalidade e com o Comité Paralímpico de Portugal.

"Temos registado um aumento significativo do número de modalidades praticadas, com cerca de 7.000 atletas no sistema de desporto escolar é importante. É um enorme orgulho que seja o ministério da Educação de Portugal a fazer história sendo pioneiro na organização desta nova competição internacional", disse o governante.

Em paralelo com a competição, realizou-se o primeiro seminário internacional de desporto adaptado que, segundo Tiago Brandão Rodrigues, "foi um marco para a formação das estruturas nacionais e dos seus professores, alargando a realidade do desporto escolar adaptado a mais países".

O evento foi organizado conjuntamente pelas direções-gerais de Educação e dos Estabelecimentos Escolares, em parceria com a ISF, e contou com a colaboração da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, das federações das modalidades envolvidas e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)