Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Portugueses estão entre os que mais bebem no mundo

O topo da lista é ocupado pela Bielorrúsia. No extremo oposto estão a Líbia e o Paquistão.
16 de Maio de 2014 às 10:21
Portugal ocupa a 11ª posição no ranking dos países que mais bebem no mundo
Portugal ocupa a 11ª posição no ranking dos países que mais bebem no mundo FOTO: Getty Images

Não está no top 10, mas vem logo a seguir. Portugal é o 11.º país do mundo com a maior taxa de consumo de álcool por pessoa. Os dados foram avançados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a OMS, cada português consome, em média, 12,9 litros de álcool por ano, o que coloca Portugal na linha da frente no que toca ao risco de dependência e de doenças de fígado.

Neste ranking, Portugal é ultrapassado pela Bielorrússia (17,5 litros), Moldávia (16,8 litros), Lituânia (15,4 litros), Rússia (15,1 litros), Roménia (14,4 litros), Ucrânia (13,9 litros), Andorra (13,8 litros), Hungria (13,3 litros), República Checa (13 litros) e Eslováquia (13 litros).

Entre os países que registam menores consumos de álcool per capita, estão: a Líbia (0,1), o Paquistão (0,1), o Bangladesh (0,2), a Arábia Saudita (0,2), o Egito (0,4), o Iraque (0,5) e a Indonésia (0,6). Fenómeno que se explica nos países islâmicos através de uma das imposições do Alcorão, a proibição do consumo de álcool.

Desde 2005 que a OMS publica o relatório "Estatísticas Mundiais da Saúde", documento que apresenta dados de 194 países no que diz respeito ao sistema de saúde, doenças que contribuem para a taxa de mortalidade, investimento financeiro no setor, esperança média de vida, entre outros elementos que contribuem para a avaliação da saúde a nível mundial.

portugal organização mundial de saúde relatório alcóol ranking
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)