Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Portugueses fazem pouco exercício físico

Segundo um estudo da UE, 64% dos portugueses diz nunca fazer exercício físico e apenas 8% admite fazer desporto ou praticar exercício regularmente.
24 de Março de 2014 às 18:28
Eurobarómetro, UE, Portugal, exercício físico, pouco,
Eurobarómetro, UE, Portugal, exercício físico, pouco, FOTO: Getty Images

Portugal é um dos países da União Europeia onde os cidadãos fazem menos exercício físico ou praticam algum tipo de desporto, sendo apenas ultrapassado pela Bulgária e por Malta, revela um eurobarómetro divulgado esta segunda-feira.

Segundo as conclusões deste estudo encomendado pela Comissão Europeia, que inquiriu 28 mil pessoas entre novembro e dezembro do ano passado, os países do norte da Europa são fisicamente mais ativos do que os do sul e do este.

Na Suécia, um dos países com índices mais elevados de atividade física, 70% dos inquiridos dizem fazer exercício ou praticar um desporto pelo menos uma vez por semana, seguindo-se a Dinamarca (68%), a Finlândia (66%) e os Países Baixos (58%).

No fim da tabela está a Bulgária, onde 78% dos entrevistados dizem nunca fazer qualquer tipo de atividade física, seguida de perto por Malta (75%) e com Portugal (64%), a Roménia e a Itália (60% cada) a completarem a lista de países com menor índice de atividade física entre os cidadãos.

No caso de Portugal, 64% dos inquiridos diz nunca fazer exercício físico e apenas 8% admite fazer desporto ou praticar exercício regularmente.

Para o comissário europeu do Desporto, Androulla Vassiliou, estes resultados "confirmam a necessidade de tomar mais medidas para encorajar mais pessoas a praticar desporto e atividades físicas no seu quotidiano". "Isto é crucial, não apenas em termos da saúde individual e do bem-estar, mas também pelos custos económicos significativos resultantes da falta de atividade física", acrescentou.

O responsável europeu considera ainda que o inquérito "mostra que as autoridades locais em particular podem fazer mais para encorajar os cidadãos a serem fisicamente mais ativos".

Eurobarómetro UE Portugal exercício físico pouco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)