Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Prémios Nobel divulgados a partir de segunda-feira

Distinção na Medicina será a primeira a ser conhecida.
5 de Outubro de 2013 às 17:55
A divulgação do primeiro galardão acontece segunda-feira e diz respeito à área da Medicina

A temporada dos prémios Nobel 2013 começa na segunda-feira com a divulgação do galardão para a área da Medicina, mas a distinção que gera mais especulação, o Nobel da Paz, só será conhecida no dia 11.

Entre os nomes mais falados para receber o galardão, que normalmente gera mais controvérsia, está a jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai (que foi vítima de um ataque talibã), o médico congolês Denis Mukwege (ginecologista especializado no tratamento de vítimas de violações na República Democrática do Congo) e militantes dos direitos humanos da Rússia e da Bielorrússia.

Até Vladimir Putin terá sido indicado para o prémio. Uma associação em conjunto com um grupo de personalidades anunciou que tinha enviado a candidatura. É referido o papel que o governante russo teve na mediação do conflito na Síria, nomeadamente na recusa do conflito armado, propondo a via diplomática, através da destruição do arsenal químico sírio.

Na segunda-feira, às 11h30 locais (10h30 de Lisboa), o Comité Nobel do Instituto Karolinska em Estocolmo irá anunciar o galardoado ou galardoados do Nobel da Medicina. Seguem
-se depois as áreas da Física (dia 8), Química (dia 9), Paz (dia 11) e Economia (dia 14), de acordo com a  página oficial da organização.

honras prémio Nobel galardão Medicina ativista paquistanesa Malala Yousafzai
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)