Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Preso autor de facada a estudante

Está preso o autor da facada que, a 28 de Abril, em Rio de Mouro, Sintra, quase matou o jovem estudante Ricardo Mata. ‘Romão’ tem 17 anos, reside na zona, e anteontem foi preso pela Polícia Judiciária com mais três jovens, também indiciados por participação na vaga de roubos que, no dia do ataque a Ricardo Mata, vitimou outros quatro transeuntes.
23 de Maio de 2009 às 00:30
A agressão à facada a Ricardo Mata deixou-lhe o casaco rasgado
A agressão à facada a Ricardo Mata deixou-lhe o casaco rasgado FOTO: Manuel Moreira

Outros quatro jovens, todos menores, foram identificados pela PJ como testemunhas ‘passivas’ da onda de crime, tendo as respectivas acções sido comunicadas ao Tribunal de Família e Menores de Sintra para acção judicial.

No espaço de apenas 45 minutos, nas imediações da estação da CP de Rio de Mouro, o grupo de jovens ladrões cometeram um crime de tentativa de homicídio (na pessoa de Ricardo Mata), vários crimes de roubo, e um crime de detenção de arma proibida. O primeiro jovem atacado foi espancado a murro e pontapé e esfaqueado duas vezes na perna. Ficou sem dois telemóveis.

O segundo roubo não foi concretizado, por fuga da vítima, tendo os dois seguintes sido feitos quase ao mesmo tempo. As vítimas foram espancadas e ficaram sem os telemóveis. Por último, o gang atacou Ricardo Mata.

O estudante, de 18 anos, ia apanhar o comboio quando o gang o cercou. Espancado a murro e pontapé, foi impotente para evitar o roubo de um leitor de MP3. ‘Romão’ estava no gang e, antes da fuga, esfaqueou Ricardo nas costas, perfurando-lhe o pulmão esquerdo com uma faca de lâmina com grandes dimensões.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)