Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Primeiro caso da bactéria E.coli detectado na Finlândia

As autoridades de saúde da Finlândia informaram esta sexta-feira que foi detectado num hospital da capital o primeiro caso de infecção pela bactéria e.coli, que até agora fez 17 mortos na Alemanha e um na Suécia.
3 de Junho de 2011 às 17:31
A bactéria já foi detectada em 13 países
A bactéria já foi detectada em 13 países FOTO: Reuters

Segundo o Instituto Finlandês de Saúde e Bem-estar (THL), o paciente foi admitido no hospital no final de Maio, depois de regressar de uma viagem à Alemanha, país onde se registou a maioria das infecções por esta estirpe da bactéria intestinal.  

Os responsáveis do THL deram instruções às unidades de saúde para que reforcem a vigilância, mas consideraram não haver motivos suficientes para desaconselhar viagens à Alemanha.  

O THL recomendou no entanto aos finlandeses que viajem para a Alemanha que sigam as instruções das autoridades alemãs e não consumam pepinos, tomates ou alfaces crus.  

Com este novo caso passam a 13 os países com casos confirmados de infecção por esta estirpe mais agressiva da e.coli: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Noruega, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça.  

Em Portugal há, desde quinta-feira, três casos de suspeita de infecção pela bactéria, ainda por confirmar.

e.coli bactéria finlândia saúde alemanha espanha portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)