Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Privados suspeitos de ‘cartel’ com a ADSE

Autoridade da Concorrência realizou buscas em 9 unidades hospitalares.
Francisca Genésio 11 de Maio de 2019 às 10:25
Hospitais garantem colaborar com a Concorrência
Grupo José de Mello Saúde, que gere os hospitais CUF, foi alvo de buscas
ADSE
ADSE
Hospitais garantem colaborar com a Concorrência
Grupo José de Mello Saúde, que gere os hospitais CUF, foi alvo de buscas
ADSE
ADSE
Hospitais garantem colaborar com a Concorrência
Grupo José de Mello Saúde, que gere os hospitais CUF, foi alvo de buscas
ADSE
ADSE
A Autoridade da Concorrência (AdC) realizou, durante o dia desta setxa-feira, buscas em nove unidades hospitalares privadas, pertencentes aos grupos Luz Saúde, Lusíadas Saúde e José de Mello Saúde, empresa que gere os hospitais CUF.

Sabe o CM que na origem da diligência está a suspeita de ‘cartelização’ - acordo entre empresas do mesmo setor para evitar a concorrência mútua -, relativamente às convenções mantidas com a ADSE, subsistema de Saúde dos trabalhadores da Função Pública.

Na prática, os investigadores procuraram, nas buscas, obter provas que sustentem a teoria de concertação entre os grupos privados de Saúde.

Em comunicado, a AdC revela que as diligências foram realizadas nas zonas da Grande Lisboa, Porto e Algarve, devido a "suspeitas de práticas anticoncorrenciais lesivas da liberdade de escolha dos consumidores".

A ‘guerra’ entre a ADSE e os grandes grupos privados de Saúde começou quando a ADSE exigiu a devolução de 38 milhões de euros que terão sido cobrados a mais pelos privados.

Em fevereiro, os privados ameaçaram, quase em simultâneo, cancelar as convenções com a ADSE. Mais tarde, mas praticamente ao mesmo tempo, voltaram atrás na decisão.

A investigação da AdC aos três grandes grupos de Saúde está em segredo de Justiça.

Grupos de Saúde confirmam diligências
u Os grupos Lusíadas Saúde, José de Mello Saúde e Luz Saúde confirmaram, em comunicados, a presença da AdC nas respetivas instalações. Os privados garantem "total disponibilidade" para colaborar com as autoridades e afirmam que todas as unidades mantêm o normal funcionamento. Segundo a AdC, as diligências decorrem perante autorização do Tribunal de Instrução Criminal e Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

Investigação não implica condenação
Em comunicado, a Autoridade da Concorrência esclarece que as buscas nos três grandes grupos de Saúde "não significam que as empresas visadas venham a ser objeto de condenação nem implicam um juízo sobre a culpabilidade da respetiva conduta no mercado".

Saiba mais
1865
Ano em que foi fundada a Companhia União Fabril (CUF): produzia sabão, velas de estearina e óleos vegetais. A CUF deteve várias empresas, da construção ao têxtil, bancos, seguradoras, petroquímicas, navegação, etc.

Grupo Desportivo
O Grupo Desportivo da CUF (atualmente Fabril), do Barreiro, competiu na I Divisão 23 épocas. Em 1965, venceu o Milan (de Cesare Maldini e Giovanni Trapattoni) para a Taça das Cidades com Feira (antecessora da Taça UEFA/Liga Europa), por 2-0.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)