Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Procissão com emoção em Viana do Castelo

Visitantes em êxtase. Há quem não falhe há 44 anos.
Silvana Araújo Cunha 21 de Agosto de 2016 às 09:46
A imagem da Santa percorreu o Lima perante a presença de milhares de fiéis
A imagem da Santa percorreu o Lima perante a presença de milhares de fiéis FOTO: CMTV
"Venho cá há 44 anos, comecei a vir na minha lua de mel." Quem o diz, nostálgica, é Maria Coelho, de 65 anos e de Esposende, enquanto procurava um lugar com vista privilegiada para o rio. Não é de Viana do Castelo, mas sente que faz parte da história da Romaria da Srª da Agonia. E, por isso, ontem não deixou a tradição. Foram, aliás, largos milhares os que quiseram viver o dia da padroeira, da festa dos pescadores e da tão aguardada Procissão ao Mar.

"Para mim, é o momento mais bonito da festa, é emocionante ver os barcos com os andores e com a nossa santa a bordo", disse ao CM Eduardo Ribeiro, de 52 anos. A Nossa Senhora da Agonia é a santa da devoção dos vianenses, a quem recorrem nos momentos difíceis, especialmente os familiares dos pescadores. Razão pela qual ontem foi um dia sagrado em Viana do Castelo.

A procissão seguiu em direção à barra, deu a volta junto à ponta do molhe, rumando para o rio Lima até à bacia, regressando depois ao ponto de partida, sempre sob o olhar atento de milhares de vianenses e turistas. A romaria continua até hoje, culminando com o cortejo etnográfico.
Maria Coelho Esposende Viana do Castelo Eduardo Ribeiro Nossa Senhora da Agonia Lima religião procissão
Ver comentários