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Correio da Manhã

Sociedade
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Professores portugueses têm mais stresse do que sociedade norte-americana

Os professores portugueses têm um nível de stresse superior à população norte-americana, considerada uma das sociedades mais stressantes, conclui um estudo sobre o esgotamento físico e mental dos docentes portugueses.
1 de Outubro de 2012 às 09:33
Os sintomas de mau estar mais relatados são a falta de tempo para a família e amigos, dores musculares, de coluna e de cabeça, perda de energia, irritabilidade, esquecimentos e sentimento de falta de reconhecimento profissional
Os sintomas de mau estar mais relatados são a falta de tempo para a família e amigos, dores musculares, de coluna e de cabeça, perda de energia, irritabilidade, esquecimentos e sentimento de falta de reconhecimento profissional FOTO: Sérgio Lemos

Alexandre Ramos, autor do estudo sobre ´burnout´ (esgotamento físico e mental) entre os docentes portugueses, explicou hoje à agência Lusa que, com base nas suas conclusões, "a grande maioria dos professores encontra-se em níveis médios e baixos de ´burnout´, mas nenhum se encontra no estado de ausência [de 'burnout´], o que parece ser preocupante".

"Se queremos preservar a qualidade de ensino nas escolas, é indispensável preocuparmo-nos seriamente e imediatamente com a saúde dos professores", alertou o especialista, que considera o problema preocupante por causa da qualidade de ensino nas escolas.

O especialista realçou ainda que "os professores portugueses têm um nível de stresse superior à população norte-americana", considerada uma das sociedades mais stressante e onde o valor (de 'burnout') é de 13,02.

O psicólogo clínico e de aconselhamento explicou que o ´burnout´ tem três dimensões: a exaustão emocional, a despersonalização e a perda de realização pessoal no trabalho.

O nível de ´burnout´ detectado por Alexandre Ramos era baixo em 35,8 % dos professores, médio em 43,8% e alto em 20,4%.

"Nenhum dos professores inquiridos apresentava ausência de ´burnout´, ou seja, condições nulas em exaustão emocional e despersonalização, nem pontuações elevadas na realização pessoal no trabalho", referiu.

Os factores que o psicólogo clínico e de aconselhamento apontou como contributos para a situação de ´burnout´ são "a indisciplina dos alunos, as más relações com os colegas de trabalho e com a direcção, a carga objectiva de trabalho e a burocracia".

O investigador recordou que "um nível muito elevado de ´burnout´ está altamente associado a problemas de saúde e absentismo no trabalho".

Os sintomas de mau estar ocupacional mais relatados são a falta de tempo para a família e amigos, dores musculares, de coluna e de cabeça, perda de energia e cansaço, irritabilidade e perda de paciência com facilidade, esquecimentos e sentimento de falta de reconhecimento profissional.

Alexandre Ramos realizou dois trabalhos: um estudo na escola secundária de Camões (com 26 dos 140 professores) e outro a nível nacional, abrangendo 10 escolas.

Quando comparou o nível de stresse dos professores com dados obtidos em 2002, o investigador verificou, contudo, que se regista uma ligeira descida, passando de 19,17 para 17,45.

No entanto, realçou que "os professores portugueses têm um nível de stresse superior à população norte-americana", considerada uma das sociedades mais stressante e onde o valor (de 'burnout') é de 13,02.

O investigador também concluiu que os professores menos propensos a ´burnout´ são os de informática e avança uma possível explicação: "Talvez os níveis de indisciplina sejam menores nessas aulas, pois os alunos estão mais ocupados a trabalhar no computador".

Por outro lado, as professoras tendem a apresentar níveis de "stresse percebido" e alguns sintomas de mau estar ocupacional, físicos e emocionais significativamente superiores aos homens.

Já os professores (homens) "tendem a revelar níveis mais altos de despersonalização ou cinismo, o que significa olhar para os alunos e vê-los como meros objectos", acrescentou.

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