Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Proposto Inglês no terceiro ano

Professores alertam para situação "absurda e confusa" criada pelo Ministério da Educação
22 de Setembro de 2013 às 01:00
Carga horária é curta para testes de Cambridge, avisam docentes
Carga horária é curta para testes de Cambridge, avisam docentes FOTO: Sérgio Lemos

A direção da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) escreveu uma carta ao ministro da Educação, Nuno Crato, a alertar para a "situação totalmente absurda e confusa" no ensino da língua, provocada pelas recentes alterações legislativas. A APPI propõe a introdução da disciplina no currículo a partir do 3º ano.

Para a associação, o despacho assinado em julho por Crato – que acabou com o ensino obrigatório de Inglês nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do 1º ciclo – "veio aumentar a situação de desigualdade entre escolas e alunos". Hoje, alerta a APPI, há escolas com Inglês nos quatro anos do 1º ciclo, outras sem oferta da língua e noutras só há a partir do 2º ou do 3º, ou apenas no 4º ano. "Onde fica a tão propalada igualdade de oportunidades?", questiona a APPI.

A associação admite "dificuldades de vária ordem no processamento deste serviço público gratuito às crianças do 1º ciclo" e, por isso, propõe que o inglês seja ensinado só "a partir do 3º ano", integrado no currículo. As mudanças feitas por Crato já permitem às escolas integrar o Inglês no currículo do 1º ciclo, desde que disponham de professores. Só que a grande maioria não dispõe e a tutela não dá aval para recrutar mais.

Quanto à introdução neste ano letivo de testes-diagnóstico de Inglês no 9º ano, elaborados pela Universidade de Cambridge, a APPI avisa que o nível de exigência dos testes é demasiado elevado para "a carga horária semanal extremamente reduzida" da disciplina e para "o número excessivo de alunos por turma". A associação "recomenda" que as provas não sejam aplicadas este ano letivo e que "comecem a ser preparadas a partir do 7º ano". Entretanto, os pais do Agrupamento do Restelo já foram informados de que, afinal, vai haver Inglês nas AEC.

inglês professores appi aec nuno crato
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)