Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Protesto da saúde já partiu

Mais de 150 pessoas estiveram concentradas desde as 15h00 em frente à Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, pela defesa da instituição e por um Serviço Nacional de Saúde "universal, geral e tendencialmente gratuito".
2 de Março de 2013 às 15:58

Médicos, enfermeiros e muitos estudantes ligados à saúde começaram pelas 15h25 a descer rumo ao Marquês de Pombal.

Por volta da mesma hora chegou à maternidade lisboeta, tal como estava previsto, a 'Maré da Educação', caminhando os manifestantes em direção ao ponto de encontro marcado pela organização do protesto.

A concentração da 'Maré da Saúde', que será integrada durante a tarde na manifestação convocada pelo movimento "Que se lixe a 'troika'", junta profissionais do setor e também dezenas de cidadãos preocupados com o futuro da maternidade, que deverá fechar e ver os seus serviços integrados no Hospital de Lisboa Oriental, com abertura prevista para 2016.

Rosa Bento, empregada doméstica e mãe de um filho nascido na maternidade, descreveu o encerramento deste equipamento como um "enorme disparate".

"Estamos pior do que aquilo que estávamos. Os cidadãos merecem uma melhor saúde", declarou a manifestante, admitindo uma "relação emocional com a Alfredo da Costa".


O movimento "Que se lixe a 'troika'" convocou para este sábado manifestações em mais de 40 cidades, em Portugal e no estrangeiro para pedir o fim das políticas de austeridade.

Com o lema "Que se lixe a 'troika', o povo é quem mais ordena", a manifestação de Lisboa, que conta com o apoio da CGTP, coincide com a presença da delegação da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), na capital, para fazer a sétima avaliação do memorando de entendimento.

A PSP já anunciou que o policiamento para as manifestações vai ser "o adequado e necessário", para garantir a segurança.

As manifestações foram antecedidas por diversos protestos, junto de governantes, quase sempre ao som de "Grândola, Vila Morena".

protesto manifestação saúde médicos enfermeiros troika
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)