Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Greve: 25 mil passageiros da TAP alteraram reservas

Tripulantes de cabine vão estar em greve esta quinta-feira e sábado.
Lusa 28 de Outubro de 2014 às 15:51
A TAP espera perturbações significativas durante os próximos dias
A TAP espera perturbações significativas durante os próximos dias FOTO: Mário Cruz/Lusa

Quase metade dos passageiros com reserva para voar na TAP na quinta-feira e no sábado, dias de greve dos tripulantes de cabine, já cancelaram ou reagendaram as suas viagens, de acordo com a companhia aérea nacional.


A TAP informou que "no momento em que foi conhecida a greve, estavam reservados 55.000 passageiros no total dos dois dias, número que à data de hoje baixou para cerca de 30.000", mas ainda assim a companhia antecipa "uma significativa perturbação na operação da companhia nestes dias".


A transportadora nacional refere estar em condições de garantir apenas a realização dos voos operados pela Portugália Airlines (PGA) e dos voos declarados pelo Conselho Económico e Social como serviços mínimos. Estes voos para quinta-feira são: Lisboa/Funchal/Lisboa, Lisboa/Terceira/Lisboa, Lisboa/São Paulo/Lisboa. No sábado realizam-se os voos Lisboa/Funchal/Lisboa, Lisboa/Pico/Terceira e Lisboa/São Paulo/Lisboa.

Críticas à TAP

A greve, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), filiado na UGT, é repartida em dois períodos, sendo o primeiro entre as 00h00 e as 23h59 de quinta-feira e sábado e a segunda a 30 de novembro e 2 de dezembro.

"As razões da greve são lutar contra a postura de intransigência e de incumprimento do Acordo de Empresa" pela TAP, afirmou Nuno Fonseca da direção do sindicato à Lusa, adiantando que a transportadora não respeita o direito dos trabalhadores a um fim de semana em cada sete semanas, nem os direitos das mães com filhos em idade de amamentação.

passageiros TAP greve reservas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)