Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Quatro mil crianças aprendem a comer

A obesidade infantil e outras doenças ligadas à má alimentação estão identificadas há muito como problemas de saúde pública que têm de ser combatidos e prevenidos. Para tal, nasceu o PASSE, – Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar –, que ontem levou cerca de 300 meninos, de oito e nove anos, à Quinta da Bonjóia, no Porto, para, com o recurso a jogos educativos, aprenderem formas de tornar a sua alimentação mais saudável.

17 de Junho de 2009 às 00:30
Jogos para comer melhor
Jogos para comer melhor FOTO: Gisela Caridade

Este programa abrangeu durante todo o ano cerca de quatro mil alunos do Primeiro Ciclo de toda a região Norte. "A ideia é começar a trabalhar com as crianças, dizer--lhes o que devem ou não comer, ajudá-las a compreender a publicidade e como podem substituir alimentos por outros mais saudáveis", disse uma das promotoras do PASSE, Ângela Salette.

Segundo a responsável, tudo é monotorizado e os resultados do programa aferidos. "Criámos, por exemplo, um sistema de pontos para as merendas que as crianças trazem de casa. Quanto mais saudáveis forem, mais pontos ganham", afirmou a promotora, que assinalou que o feedback dos pais dos meninos é positivo e identificou já mudanças de comportamento.

O programa vai ser alargado a outros escalões de ensino e às cantinas escolares.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)