Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Quilos de pão, legumes e fruta no lixo. Vídeo denuncia desperdício de alimentos em supermercado do Pingo Doce

Grupo Jerónimo Martins garante que situação "constitui um incumprimento das regras estabelecidas" pela cadeia.
Catarina Figueiredo 4 de Agosto de 2020 às 17:25
Vídeo denuncia caso de 'desperdício alimentar' em supermercado do Pingo Doce
Vídeo denuncia caso de 'desperdício alimentar' em supermercado do Pingo Doce
Vídeo denuncia caso de 'desperdício alimentar' em supermercado do Pingo Doce
Vídeo denuncia caso de 'desperdício alimentar' em supermercado do Pingo Doce
Vídeo denuncia caso de 'desperdício alimentar' em supermercado do Pingo Doce
Vídeo denuncia caso de 'desperdício alimentar' em supermercado do Pingo Doce
O desperdício de alimentos é um tópico que tem vindo a dominar as redes sociais nos últimos dias, depois de Hugo Breda e João Relógio, da produtora Swag On, terem publicado nas suas contas de Instagram um vídeo que denuncia a colocação de produtos alimentares da marca Pingo Doce no lixo. A dupla mostra inclusivé alimentos embalados cuja data de validade ainda não tinha expirado e em bom estado de conservação, e que alegadamente teriam sido depositados num caixote do lixo de uma das lojas da cadeia em Lisboa. A situação está a gerar uma enorme onda de revolta na Internet.

Na publicação, Hugo Breda explica que tudo começou quando foi confrontado com o testemunho de uma amiga que lhe disse que viu uma pessoa "mergulhar" dentro de um caixote do lixo de um dos supermercados Pingo Doce e retirar uma "enorme quantidade de comida".

Por curiosidade, o DJ decidiu testemunhar a situação com os próprios olhos e, juntamente com o amigo João Relógio, dirigiu-se ao local da loja, cuja morada nunca foi revelada. Recolheram vários alimentos, frescos e embalados, que segundo os mesmos, lhes serviu para "realizar várias refeições".

Ver esta publicação no Instagram

O desperdi´cio de comida e´ inacredita´vel... Obrigado @johannabianchi & @jprelogiosiragusa ??

Uma publicação partilhada por Van Breda (@vanbredadj) a



"Todo o conteúdo desta mesa estava literalmente no lixo. E não trouxemos tudo o que lá estava", explica Hugo enquanto mostra as imagens impressionantes de aquilo que alegadamente terá recolhido do caixote do lixo: cerca de quarenta quilos de pão, vários tipos de legumes, fruta, sumos e tantos outros alimentos biológicos.

Horas mais tarde, Hugo e João decidiram 'rondar' outros supermercados de várias cadeias em Lisboa, onde se aperceberam que aquela situação não era única. "Fomos fazer uma ronda e percebemos que muitos sítios têm os seus caixotes de lixo trancados ou em garagens onde não é fácil de aceder", conta.

A dupla, que trabalha na área de organização de eventos (uma das mais afetadas pela pandemia da Covid-19), decidiu expor a situação pelo "desrespeito" que considera ser para com as pessoas que passam dificuldades, principalmente numa altura difícil como a que o País atravessa. O vídeo já conta com mais de um milhão de visualizações e as partilhas entre os internautas multiplicam-se de dia para dia.

Contactada pelo CM, fonte oficial da grupo Jerónimo Martins garantiu que a situação, "que constitui um incumprimento das regras estabelecidas na Companhia" já está a ser averiguada internamente. "O combate ao desperdício alimentar é, para o Pingo Doce, uma missão e um compromisso sério", garante a empresa de retalho.

Em comunicado, fonte do grupo empresarial reforça ainda a ideia de que "quando os alimentos estão aptos para serem consumidos, mas não para venda" são doados a "instituições que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade nas comunidades próximas das lojas", pelo que o estalar desta polémica terá apanhado a empresa "completamente de surpresa".

Quanto aos chamados legumes "feios", mas com o mesmo perfil nutricional dos outros e aptos ao consumo, "são comprados pelo Pingo Doce à produção e incorporados nas sopas feitas nas nossas cozinhas centrais, ou transformados em legumes prontos a utilizar, a chamada '4ª gama'", política que contraria a denúncia feita nas redes sociais.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)