Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Raparigas são melhores alunas desde o 6º ano

As raparigas obtiveram melhores resultados que os rapazes nos exames realizados este ano, à excepção de cinco disciplinas do 12ª ano em que os alunos se destacaram: Geometria Descritiva, Geografia, Inglês, Física e Química e Economia.
13 de Outubro de 2012 às 13:27
raparigas melhores alunas, sexto ano, notas, exames, ranking
raparigas melhores alunas, sexto ano, notas, exames, ranking FOTO: istockphoto

As melhores notas começam logo no 6º ano, altura em que a média das notas das raparigas obtida pelo trabalho realizado ao longo do ano foi de 3,4 valores, enquanto a média dos rapazes foi de 3,22 valores, de acordo com uma análise realizada pela Agência Lusa com base em dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

A média dos dois exames realizados em Junho pelas raparigas do 6º ano foi de 3,03 valores, enquanto os rapazes tiveram uma média negativa (2,91 valores).

Fazendo uma comparação por disciplinas, as alunas tiveram uma média positiva de 3,19 valores a Língua Portuguesa e os rapazes tiveram uma média negativa (2,97 valores). A Matemática, ambos tiveram média negativa, estando muito próximos: elas com 2,87 valores e eles com 2,85.

No 9º ano, as alunas continuam a mostrar mais conhecimentos nos exames, com uma média de 2,98 a Língua Portuguesa enquanto os rapazes tiveram 2,71 valores.

Contrariando a ideia de que os rapazes são melhores a matemática, as mulheres tiveram este ano resultados superiores, apesar de serem ambos negativos: as alunas do 9º ano tiveram uma média de 2,93 valores e os alunos 2,90 valores. No ano passado, a média dos exames realizados pelos rapazes foi 0,01 valores superior (elas tiveram 2,48 valores e eles tiveram 2,49).

No 12ª ano, das 17 disciplinas analisadas pela Agência Lusa, os rapazes só se destacaram em cinco: a Geometria Descritiva tiveram 1,3 valores a mais que elas, a Geografia (0,9 valores), Inglês (0,4 valores), Física e Química e Economia (ambas com mais 0,2 valores).

A todas as outras disciplinas, as raparigas obtiveram melhores resultados. A maior diferença foi a Filosofia, com as alunas a terem mais 1,1 valores que os rapazes. A Português, às matemáticas e disciplinas como Biologia e Geologia as mulheres tiveram, em média, melhores notas.

raparigas melhores alunas sexto ano notas exames ranking
Ver comentários