Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Realizaram-se mais de mil transplantes em 2009

Em 2009 realizaram-se nos hospitais portugueses mais de mil transplantes, mais 8,2% em relação a 2008. Segundo dados da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), o número de dadores por milhão de habitantes teve um crescimento de 64%, de 20 para 31.
15 de Julho de 2010 às 11:12
Dia do Transplante vai ser criado
Dia do Transplante vai ser criado FOTO: D.R.

 “Este aumento permitiu, no ano passado, a realização de, por exemplo,  595 transplantes renais, que ajudaram a diminuir a lista de espera em 7% pelo segundo ano consecutivo”, revela a  SPT num comunicado onde anuncia a intenção de criar “o dia Nacional do Transplante” a 20 de Julho. Foi a 20 de Julho de 1969 que  o Prof. Linhares Furtado realizou, em Coimbra, o primeiro transplante no nosso País. E quarenta anos depois, a SPT ,  assinala o dia com  uma sessão comemorativa para incentivar a assinatura da petição.

Em declarações ao CM, o professor Linhares Furtado afirmou sentir-se lisonjeado pela gentileza “ dos seus colegas” por escolherem esse dia para assinalar os Transplantes e recorda: “Foi um grande passo. Foi um transplante renal. Infelizmente, ocorreram  complicações e mais tarde o doente voltou a ter de fazer hemodiálise. E só se voltaram a fazer transplantes em 1980 porque houve uma alteração à lei que permitiu a recolha em cadáveres aumentando a oferta para ajudar outros doentes”.

A sessão comemorativa reúne na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no dia 20 de Julho, profissionais de saúde, doentes transplantados, familiares e amigos. Para a tarde, o Grupo Desportivo dos Doentes Transplantados preparou um programa de actividades lúdicas que vão promover o convívio e demonstrar a possibilidade de retomar uma vida normal depois do transplante.

O link para a petição é http://www.spt.pt/peticao/

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)