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Correio da Manhã

Sociedade
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Rebuçados de funcho partem à conquista de novos mercados

Integram agora o cabaz de produtos típicos do arquipélago.
28 de Fevereiro de 2016 às 10:09
Os madeirenses conhecem a Fábrica Santo António desde 1893
Os madeirenses conhecem a Fábrica Santo António desde 1893 FOTO: Homem de Gouveia/Lusa
Os rebuçados de funcho artesanais da Fábrica Santo António, no Funchal, transformaram-se numa das guloseimas mais procuradas por madeirenses e turistas, integrando agora o cabaz de produtos típicos do arquipélago, já com exportação em curso para Inglaterra e EUA.

"Estas exportações têm a ver com zonas onde existem muitos portugueses e madeirenses e nós queremos chegar exatamente ao mercado da saudade", explicou à Lusa Bruno Vieira, gerente da pequena fábrica funchalense, que começou a laborar em 1893 e pertence à mesma família há cinco gerações.

A produção inicial era de bolachas, mas, ao correr dos anos, foram introduzidos novos produtos e os rebuçados de funcho acabaram por adquirir elevado protagonismo, continuando a ser fabricados "à moda antiga".

É preparada uma calda, à base de açúcar e essência de funcho, que depois arrefece em cima de uma pedra de mármore. Ao solidificar, é enrolada em forma cilíndrica e, por fim, partida à mão com uma espátula, pelo que os rebuçados apresentam tamanhos irregulares. A Fábrica Santo António produz 200 quilos de rebuçados de funcho por dia, comercializados em embalagens de 160 gramas. O pico de vendas ocorre no inverno, porque a guloseima, translúcida e alaranjada, é um bom calmante para a garganta.

O grosso da produção é comercializado nas grandes superfícies da Madeira e destinado à exportação, mas a Fábrica Santo António mantém intacta a loja de venda ao público, um local quase museológico, onde o balcão e o expositor principal são originais e onde é possível observar vários instrumentos centenários e velhas caixas de bolacha em folha-de-flandres.

O atual espírito revivalista colocou-a na linha da frente dos estabelecimentos comerciais mais puros do Funchal. Atraídos pelo aspeto, os visitantes acabam seduzidos pelos produtos.

Em 2015, a empresa registou um crescimento global de vendas de 12% e, entre bolachas, broas, doces e compotas, o que mais se destacou foram os rebuçados, não apenas os de funcho, mas também os novos sabores, como mel de cana regional, maracujá, mel de abelha, tangerina, mango e gengibre.
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