Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Reclusos terão rastreio em 2009

Toda a comunidade prisional será alvo de um rastreio à tuberculose. Os estabelecimentos prisionais de Lisboa e Vale do Tejo serão os primeiros a iniciar este programa e, até ao final do ano, será alargado às restantes cadeias. Durante 2008 foram detectados 32 novos casos de tuberculose na população reclusa.
17 de Março de 2009 às 00:30
Existem 10 648 reclusos nos estabelecimentos prisionais do País
Existem 10 648 reclusos nos estabelecimentos prisionais do País FOTO: Pedro Catarino

'A breve prazo será implementado o rastreio sistemático de todos os reclusos entrados nos estabelecimentos prisionais da região de Lisboa e Vale do Tejo, que representam 50 por cento dos detidos', afirmou José Ricardo Nunes, subdirector-geral dos Serviços Prisionais, explicando que o programa de rastreio – a ser aplicado em colaboração com a Direcção-Geral da Saúde – irá abranger guardas prisionais e funcionários civis.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo existem 15 estabelecimentos prisionais: Alcoentre, Carregueira, Caxias, Hospital Prisional, Estabelecimento Prisional de Lisboa, Linhó, Monsanto, Montijo, Polícia Judiciária de Lisboa, Setúbal, Sintra, Tires, Torres Novas, Vale de Judeus e Caldas da Rainha.

Segundo José Ricardo Nunes esta 'é uma medida fundamental para detectar novos casos e poder intervir a tempo'.

Com uma comunidade reclusa de 10 648 detidos, os 32 novos casos detectados em 2008 representam uma taxa de incidência de 0,3 por cento. Valores que deixam José Ricardo Nunes optimista, face à diminuição verificada nos últimos três anos: 59 reclusos com tuberculose em 2006 e 46 em 2007.

'São positivos e reflectem uma melhoria da situação clínica da população prisional. Para isto contribuiu a melhoria generalizada da prestação de cuidados de saúde, acções de educação, prevenção e de promoção de saúde e hábitos de vida', sublinhou o subdirector-geral dos Serviços Prisionais.

FALTA INOVAÇÃO EM REMÉDIOS

Jorge Sampaio, Enviado Especial das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose, lançou ontem um alerta para a falta de inovação e desenvolvimento em medicamentos para a tuberculose, lembrando que os fármacos existentes são antigos e não dão resposta às novas exigências da doença. 'Precisamos de novos fármacos. Não podemos suportar que morram 4500 pessoas por dia com tuberculose. Se não houver parcerias entre o Estado e as universidades e instituições privadas não vamos lá', disse o ex-Presidente da República, numa conferência em Lisboa que contou também com a presença da ministra da Saúde. Ana Jorge reconheceu 'dificuldades de articulação' entre pneumologistas e médicos de família.

MULTIRESISTENTE INFECTA  TRINTA PESSOAS POR ANO

A incidência de casos de tuberculose multirresistente tem-se mantido estável em Portugal, onde todos os anos surgem trinta novos casos desta doença. 'Este fenómeno tem estado contido para níveis que variam entre 1,5 a dois por cento dos casos confirmados de tuberculose', disse Fonseca Antunes, coordenador do Programa Nacional da Luta Contra a Tuberculose. Esta doença tem como factores de risco o retratamento, contacto com a doença, actividade profissional em unidades de saúde, infecção por VIH, toxicodependência, reclusão e imigração proveniente de países com alta prevalência de tuberculose.

PORMENORES

HOSPITAL PRISIONAL

Os casos de tuberculose detectados nos estabelecimentos prisionais portugueses são encaminhados para o Hospital Prisional de São João de Deus, em Oeiras.

DOENÇAS ASSOCIADAS

Muitos dos casos registados nas cadeias portuguesas estão associados a outras doenças como sida e hepatite.

TOXICODEPENDÊNCIA

Em 2007, segundo o relatório do Instituto da Droga e Toxicodependência, 1027 dos 34 266 toxicodependentes em tratamento, em ambulatório/rede pública, estavam infectados com tuberculose.

MORTALIDADE

Os dados da Organização Mundial de Saúde indicam que em 2008 morreram 1,5 milhões de pessoas com tuberculose. África é responsável por um terço deste valor, registando 544 mil mortes.

2916 CASOS EM PORTUGAL

Em Portugal foram diagnosticados 2916 casos de tuberculose, dos quais 2519 eram de portugueses e os restantes 397 de imigrantes.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)