Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Reformado com cinco mil euros

Ex-procurador distrital do Porto deixa o Ministério Público após 42 anos de serviço.
7 de Julho de 2012 às 01:00
Pinto Nogueira está há 42 anos no Ministério Público
Pinto Nogueira está há 42 anos no Ministério Público FOTO: Pedro Ferrari

O ex-procurador distrital do Porto, Pinto Nogueira, vai reformar-se no próximo mês, aos 66 anos, com um valor mensal de 5 356,29 euros.

O magistrado mais antigo do País deixa o Ministério Público ao fim de 42 anos, depois de, em Maio, ter sido chumbada a renovação da sua comissão de serviço. O procurador-geral adjunto não aceitou bem a decisão do Conselho Superior do Ministério Público e criticou publicamente a instituição, acusando o procurador-geral da República de atrapalhar processos.

No Conselho Superior, um dos membros propôs então instaurar um processo disciplinar a Pinto Nogueira, mas a proposta acabou por ser retirada após uma longa discussão, situação que foi entendida como um "cartão amarelo". Apesar de ter deixado o cargo de procurador distrital, Alberto Pinto Nogueira continuou a exercer funções na Procuradoria do Porto, agora liderada por Maria Raquel Desterro.

De acordo com a lista da Caixa Geral de Aposentações, ontem publicada, há duas reformas superiores a cinco mil euros - a de Alberto Pinto Nogueira e a de um tenente-general da Força Aérea - sendo a do procurador-geral adjunto a mais elevada.

justiça procurador reforma pinto nogueira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)