Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Refrigerantes causam envelhecimento como o tabaco

Dieta rica em refrigerantes pode envelhecer as células da mesma forma do que fumar cigarros.
22 de Outubro de 2014 às 17:21
Refrigerantes
Refrigerantes FOTO: Jamie Grill/Getty Images

Uma dieta diária rica em refrigerantes envelhece as células imunitárias em quase dois anos, segundo um estudo publicado no Jornal de Saúde Pública norte-americano.

Elissa Epel, autora do estudo e psiquiatra da Universidade de São Francisco, na Califórnia (EUA), revela que beber diariamente um refrigerante de 25cl corresponde a quase dois anos (1,9 anos) adicionais de envelhecimento e beber todos os dias uma bebida deste género de 60cl equivale a 4,6 anos de envelhecimento a mais do que o normal. De acordo com o estudo, este último caso corresponde ao mesmo tipo de envelhecimento causado pelo fumo do tabaco.

A descoberta foi feita depois de a equipa de Epel ter estudado os telómeros (extremidades de cromossomas) e detetado que as partículas mais pequenas estão ligadas a problemas de saúde, vidas mais curtas, stress, doenças cardiovasculares, diabetes e cancro.

"As doses extremamente altas de açúcar que consumimos em meros segundos ao beber refrigerantes são incrivelmente tóxicas para o metabolismo", afirma Epel.

O estudo analisou dados de 5309 adultos num questionário nacional sobre a saúde e a nutrição.

Jornal de Saúde Pública Elissa Epel Universidade de São Francisco Califórnia saúde tabaco refrigerantes EUA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)