Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Regresso às aulas e alterações ao isolamento: Conheça as medidas em vigor a partir de hoje

A partir de 10 de janeiro só pessoas que tenham testado positivo à Covid-19 e que coabitem na mesma casa têm que cumprir isolamento.
Correio da Manhã 9 de Janeiro de 2022 às 23:26
A carregar o vídeo ...
Tem dúvidas sobre novas regras da DGS? Tudo o que precisa de saber se testar positivo à Covid ou suspeitar de infeção
Portugal verifica atualmente um aumento das infeções da Covid-19, com a variante Ómicron a ser responsável por mais de 92% dos novos casos.

Esta segunda-feira entram em vigor algumas medidas anunciadas a semana passada por António Costa após reunião do Conselho de Ministros.

A partir do dia 10 de janeiro só pessoas que tenham testado positivo à Covid-19 e que coabitem na mesma casa têm que cumprir isolamento, reduzido para sete dias. No entanto, quem tiver a dose de reforço da vacina, não precisará de cumprir quarentena. 

No que diz respeito às escolas, as mesmas irão reabrir e voltar à normalidade esta segunda-feira. As turmas deixam de ter de realizar isolamento caso algum elemento teste positivo à Covid-19. 

Os saldos e promoções passam a ser permitidos nos centros e estabelecimentos comerciais. No entanto, as lojas passam a ter uma lotação máxima de uma pessoa por cinco metros quadrados.

A apresentação do certificado digital mantém-se obrigatória em estabelecimentos de restauração, turísticos e de alojamento local, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios. 

Quem tomou a dose de reforço há mais de 14 dias não precisa de fazer teste no acesso a locais e eventos. Para os restantes casos, será exigido um teste obrigatório para visitas a lares, visitas a doentes internados em estabelecimentos de saúde, em grandes eventos, ou eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e em recintos desportivos.

O teletrabalho mantém-se obrigatório até dia 14 de janeiro. Os bares e discotecas também vão manter-se fechados, mas na reabertura mantém-se a necessidade de apresentação de teste negativo à entrada. O consumo de bebidas alcoólicas na via pública continua proibido.

Nas fronteiras continua a ser necessário a apresentação de um teste negativo, obrigatório a todos os passageiros de voos que cheguem a Portugal.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
António Costa Covid-19 política questões sociais assistência prolongada
Ver comentários