Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Reino Unido em teste para resposta ao ébola

O teste de oito horas passa pela participação de atores que fingem estar infetados.
11 de Outubro de 2014 às 13:11
O Departamento de Saúde considera "vital" que o país teste planos de resposta ao ébola
O Departamento de Saúde considera 'vital' que o país teste planos de resposta ao ébola FOTO: Peter Nicholls/Reuters

O Reino Unido está este sábado a fazer um teste em toda a nação para apurar a sua capacidade de resposta a um eventual surto do vírus mortal ébola.

O teste de oito horas passa pela participação de atores que fingem ter ébola e de médicos, enfermeiros ou serviços de ambulância que os têm de tratar em locais remotos em todo o país.

Ao exercício segue-se uma reunião simulada do comité de emergência do Governo, Cobra, segundo explicou fonte do Departamento de Saúde, num comunicado.

"O público pode ter a certeza de que temos vindo a planear a nossa resposta a um eventual caso de ébola no Reino Unido há já muitos meses, desde que o surto começou na África Ocidental", sublinhou um porta-voz do Departamento de Saúde.

A mesma fonte considerou "vital" que o país teste esses planos a partir de uma situação o mais realista possível, "com pessoas reais e em tempo real".

A epidemia de ébola já matou mais de quatro mil pessoas este ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em países como a Libéria, Guiné e Serra Leoa, que foi a mais atingida.

Reino Unido Governo ébola
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)