Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Religião: Virgem de Fátima paga bilhete de avião

Imagem viaja no banco da frente da classe turística, entre dois vigilantes do santuário.
10 de Outubro de 2013 às 01:00
João Paulo II foi o primeiro papa a pedir a deslocação da imagem de Senhora de Fátima ao Vaticano
João Paulo II foi o primeiro papa a pedir a deslocação da imagem de Senhora de Fátima ao Vaticano

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que vai ser o ícone das Jornadas Marianas em Roma, paga 200 euros de bilhete, ida e volta, tal como os nove elementos da comitiva do santuário que a acompanham.

A imagem original da Virgem, feita em 1920, em Braga, pelo mestre José Ferreira Thedim, viaja para Roma no próximo sábado. Segue dentro de um estojo e é colocada na primeira fila da classe turística, entre dois vigilantes do santuário. Um terceiro vigilante leva o estojo da coroa rica, a que tem a bala que trespassou João Paulo II e que só é usada em cerimónias especiais.

Para além do bilhete de avião, a imagem de um metro e dez, feita em madeira de cedro do Brasil, é, tal como a coroa rica (tem 1,2 kg e é enriquecida por 313 pérolas e 2679 pedras preciosas), acompanhada por um seguro, cujo valor se desconhece.

Esta é, em 93 anos, a 12ª vez que a imagem abandona a redoma à prova de bala da Capelinha das Aparições e é a terceira vez que "aparece" na Praça de S. Pedro.

A primeira vez que saiu do santuário foi em abril de 1942, em visita a Lisboa, mas ao Vaticano foi pela primeira vez em março de 1984, a pedido de João Paulo II.

Desta vez, a presença em Roma da imagem da Virgem de Fátima foi pedida pelo papa Francisco, que a considera "um dos ícones marianos mais significativos para os cristãos em todo o Mundo".

virgem fatima religião avião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)