Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Remédio para hepatite à espera de aprovação

Associação de doentes teme que falta de verbas impeça acesso ao tratamento.
16 de Maio de 2014 às 19:32
Doentes esperam que as autoridades de saúde aprovem rapidamente o novo medicamento
Doentes esperam que as autoridades de saúde aprovem rapidamente o novo medicamento FOTO: Reuters

Um novo medicamento para tratar a hepatite C, sofosbuvir, que apresenta uma taxa de cura acima dos 90 por cento, deverá estar aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) em junho. A partir daí, o remédio deverá estar acessível aos doentes nos hospitais públicos.

Fonte do Infarmed afirmou ao CM não ser possível dizer a data exata a partir da qual os doentes terão acesso ao novo medicamento. "Poderão ser tratados quando o medicamento tiver a avaliação concluída", afirmou a autoridade do medicamento.

Em situações excecionais, em que o doente corra risco de vida e enquanto se aguarda decisão final sobre o processo, os doentes poderão ser tratados com o fármaco nos hospitais públicos através de autorizações de utilização especial.

Um tratamento dura três meses e custa 48 mil euros. Porém, ainda decorrem negociações, pelo que não é possível saber se a indústria fez descontos ao Estado português, tal como fez a outros países, como o Egito.

Emília Rodrigues, dirigente da SOS Hepatites, receia que o medicamento esteja aprovado pelo Infarmed mas não esteja disponível aos doentes nos hospitais "por falta de verbas".

Em março, cerca de 80 doentes reuniam os critérios para receber o medicamento. Agora, deverão ser mais doentes a necessitar deste tratamento.

Um dos pacientes que poderão ser tratados com o novo medicamento é Karen Gaidão, de 42 anos, ex-mulher do futebolista Jardel. Karen, que terá sido infetada com o vírus da hepatite C em criança, após uma transfusão de sangue, afirmou ao Correio da Manhã que os tratamentos que fez há dez anos não fizeram efeito. "Tenho medo que a infeção evolua, porque é uma doença que mata se não for tratada", explicou.

remédio hepatite espera aprovação meses
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)