Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Repelente de insetos mata novo coronavírus, revela estudo

Investigadores descobrem componente que está a ser usado pelas forças armadas como ‘extra’ na proteção contra a Covid-19.
Correio da Manhã 26 de Agosto de 2020 às 18:37
Repelente
Repelente FOTO: Getty Images

Um componente usado nos repelentes de insetos comuns consegue matar estirpes do novo coronavírus que causam a Covid-19, provou um estudo do laboratório do Ministério da Defesa inglês.

Segundo a SkyNews, que teve acesso ao estudo do Laboratório de Ciência e Tecnologia da Defesa (DSTL, na sigla original), explica que os cientistas estão a partilhar as primeiras conclusões da pesquisa científica, para que outras equipas de investigadores possam também investigar as propriedades da substância presente nos sprays repelentes.

O componente que elimina o novo coronavírus, o Citriodiol, afirmam os cientistas, não serve de proteção por si só, mas pode ser usado como uma "linha de proteção extra", a par dos equipamentos individuais de proteção.

As forças armadas inglesas já receberam repelente de insetos com Citiridiol, logo em abril, quando se acreditava poderia proteger contra a Covid-19, ainda antes de o estudo vir provar isso mesmo, uma vez que não haveriam efeitos secundários adversos. Agora, conhecidas as conclusões do estudo, foi reforçado o ‘stock’ de repelentes com esta substância disponível, para ser usado em conjunto com as máscaras, viseiras, assim como medidas de higiene e distanciamento.

Já era sabido que o Citiridiol matava outros tipos de coronavírus, mas não estava estudado se seria igualmente eficaz no vírus responsável por causar a Covid-19.

A substância é produzida através do óleo extraído das folhas e ramos da espécie de eucalipto eucalyptus citriodora.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)