Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Residência para universitários em Évora acolhe infetados com novo coronavírus

Pelo menos nove utentes de lar ilegal transferidos. Quatro idosos com Covid-19 no hospital.
Hugo Rainho 14 de Setembro de 2020 às 09:09
Lar ilegal da Quinta da Sizuda com surto ativo de Covid-19: há 39 casos
Lar ilegal da Quinta da Sizuda com surto ativo de Covid-19: há 39 casos FOTO: CMTV
Os utentes do lar ilegal da Quinta da Sizuda com Covid-19 e que não necessitam de internamento vão ser transferidos para uma residência universitária, avançou este domingo fonte da Administração Regional de Saúde do Alentejo. Quatro utentes infetados ficaram internados no Hospital do Espírito Santo de Évora, após terem sido avaliados.

Os idosos que “tiverem alta hospitalar” vão “regressar temporariamente ao lar até estarem asseguradas as condições para a sua transferência para uma estrutura alternativa”, acrescentou a mesma fonte, adiantando que “a Proteção Civil e a Segurança Social têm já identificada uma residência de estudantes da Universidade de Évora”. Pelo menos nove dos idosos cumprem os critérios para serem transferidos. Até ao momento, estão confirmados 29 utentes e 10 funcionários infetados pelo novo coronavírus.

A Segurança Social já tinha ordenado o encerramento do lar, em 2016, mas a proprietária ignorou. O Ministério Público investiga também, desde 2019, uma denúncia de maus-tratos a idosos na instituição.

O CM sabe que na próxima reunião da Proteção Civil local será ponderada a ativação do plano de emergência municipal, para minimizar a propagação do vírus na comunidade.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)