Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Resiste noites ao frio

"A minha mãe é uma heroína. Passou dois dias e duas noites ao frio, com temperaturas negativas e sem comer. Conseguiu sobreviver", disse ontem ao CM Jorge Coelho, filho de Maria Fausta, 80 anos, que desde terça-feira esteve desaparecida em Ribafeita, Viseu, e foi encontrada ontem por militares da GNR caída numa valeta, a 2 km de casa. Em Penacova, um homem de 84 anos também desapareceu, passou uma noite ao frio e foi encontrado encostado a um poste no IP3.
30 de Novembro de 2012 às 01:00
Jorge Coelho ficou feliz quando viu a mãe com vida, após dois dias de grande angústia
Jorge Coelho ficou feliz quando viu a mãe com vida, após dois dias de grande angústia FOTO: Nuno André Ferreira

No caso de Viseu, o desaparecimento ocorreu quando Maria Fausta foi ao mato apanhar pinhas e ter-se-á desorientado com o cair da noite. A família alertou as autoridades. "Foram dois dias terríveis de uma angústia tremenda. Pensei que nunca mais ia ver a minha mãe", contou emocionado o filho que acredita que aconteceu "um milagre". "Rezei muito a Deus para que mostrasse o caminho à mãe", reconhece Jorge Coelho.

Ontem, às 10h00, militares da GNR encontraram a idosa caída numa ravina, numa zona de mato denso, com sinais de hipotermia e um braço partido. "Estava consciente, gemia e tremia muito. Tudo acabou bem", explicou o alferes Luís Ribeiro, comandante do Destacamento da GNR de Viseu. Maria Fausta foi encaminhada para o Hospital de Viseu, onde ficou internada, mas deverá ter alta em breve. Os bombeiros também participaram nas buscas.

Em Casal de Santo Amaro, Penacova, os familiares de Alípio Ribeiro, de 84 anos, também não ganharam para o susto. O idoso desapareceu na tarde de terça--feira e só foi encontrado no dia seguinte na berma do IP3, encostado a um poste de iluminação pública. "Estava com muito frio mas consciente. Passou uma noite ao relento com temperaturas muito baixas", explicou António Simões, comandante dos Bombeiros de Penacova.

VISEU DESAPARECIDOS FAMÍLIAS FERIDOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)