Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Sabe quantos minutos os lisboetas passam no trânsito por dia?

O período mais crítico em Lisboa para quem anda nas estradas é entre as 18 e as 19h.
Miguel Dias 29 de Janeiro de 2020 às 10:42
Entre os sinais de perigo, surgem a aproximação de uma passagem para velocípede e o aviso de que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos ou anfíbios.
Entre os sinais de perigo, surgem a aproximação de uma passagem para velocípede e o aviso de que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos ou anfíbios.

Os condutores lisboetas passam, em média, 43 minutos em filas de trânsito por dia, ao passo que os portuenses perdem "apenas" 39 minutos, segundo o mais recente estudo da TomTom.

Quer na capital portuguesa quer no Porto, o período mais crítico para quem anda nas estradas é entre as 18 e as 19h, sendo que este período, às sextas-feiras, é mesmo o pior para circular em qualquer uma destas cidades.

A cidade de Braga é a terceira com mais horas anuais de engarrafamentos em Portugal, seguida do Funchal e de Coimbra. As 5 cidades portuguesas analisadas por este estudo registaram um aumento de congestionamento do trânsito, sendo que neste capítulo quem lidera é o Porto, com um aumento de 3%.

A capital portuguesa, que em 2019 registou uma subida de congestionamento do trânsito de 1%, é a cidade mais congestionada da Península Ibérica, à frente de Barcelona e Madrid. Os condutores lisboetas passaram, em média, 158 horas no trânsito em 2019, número que valeu o 81.º lugar do ranking global deste estudo, que analisou o trânsito em 416 cidades de 57 países.

A cidade de Bengaluru, na Índia, lidera o ranking, com 71% de tempo adicional passado no trânsito. Quem por lá vive passou, em média, 243 horas no trânsito no ano passado. Manila, nas Filipinas, surge na segunda posição (71%), já Bogotá, na Colômbia, fecha o pódio (68%).

Na Europa, quem lidera é Moscovo, que já surgia na primeira posição em 2018. Os condutores moscovitas passaram, em média, 59% de tempo adicional em filas de trânsito. Istambul, na Turquia, aparece logo a seguir, com 55%.

A média de tempo adicional passado no trânsito em 2019, nos países analisados, foi de 29%, sendo que 239 cidades registaram uma subida face a 2018.

TomTom Porto Lisboa Braga Funchal Coimbra Trânsito Automóveis Cidades Mobilidade
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)