Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Saber escolher produtos frescos

Saber distinguir os produtos frescos e utilizá-los nas refeições foram alguns dos ensinamentos que o chef André passou, ontem, a dezenas de pessoas que faziam compras no Mercado do Bom Sucesso, no Porto. A aula prática e ao vivo no mercado foi feita no âmbito da iniciativa ‘Comer Bem é + Barato’ que ensina a fazer refeições saudáveis por um euro por pessoa.

8 de Maio de 2011 às 00:30
Chef André confeccionou refeições no Mercado do Bom Sucesso
Chef André confeccionou refeições no Mercado do Bom Sucesso FOTO: JOANA NEVES CORREIA

A refeição saudável e barata para quatro pessoas que foi ontem sugerida era constituída por sopa juliana, carapau grelhado com batata cozida e laranja. "Uma das preocupações desta campanha é precisamente fazer receitas acessíveis às pessoas. Neste caso, conseguem fazê-la em meia hora", disse o chef André.

Enquanto preparava os ingredientes, que tinha escolhido momentos antes nas bancas do mercado, o profissional dava dicas às pessoas presentes. "Vê-se que o peixe é fresco pelos olhos que devem estar brilhantes, pela textura e pelas guelras vermelhas. Para escolher os legumes basta usar os nossos sentidos, ou seja a visão, o olfacto e o tacto", explicou.

Um dos motivos pelos quais o chef optou por escolher um mercado para fazer as compras é o facto de poder usufruir de vários produtos frescos e nutritivos. "É preciso ter em atenção os sítios onde compramos. Os produtos da época são mais baratos e o mercado tem duas grandes vantagens: preserva a nossa tradição e motiva os próprios vendedores", lembrou.

Para além do interesse, o público mostrou conhecimentos em relação ao valor nutritivo dos alimentos e preocupação em usar ingredientes saudáveis. "Lá em casa somos dois adultos e três crianças. Costumo cozinhar e acho que é possível comer bem e barato. Sopa é ao almoço e ao jantar", disse Maria Aguiar, residente na Maia.

No próximo sábado, o chef André estará na praça 8 de Maio, em Coimbra, a fazer creme de grão-de-bico e omelete de alho-francês. 

alimentos alimentação comida saudável saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)